Gouveia | Folgosinho


O Município de Gouveia, em parceria com a Junta de Freguesia de Folgosinho, os Baldios de Folgosinho e a Associação FOLGONATUR, promove, de 1 a 3 de Novembro, mais uma edição da Festa da Castanha, em Folgosinho. O evento procura ser um momento mobilizador da produção de castanha e produtos confeccionados com base neste fruto, em torno do qual gravita uma actividade económica com bastantes potencialidades e tradição na aldeia de Folgosinho.
A edição de 2019 da “Festa da Castanha” irá ter um programa em torno da Castanha, do Castanheiro e do Souto, com vários momentos de formação e qualificação de produtores e potenciais produtores, em matérias que merecem a atenção do sector. Para além disso, haverá lugar a espaços de exposição e venda directa de castanha, produtos derivados da castanha e outros produtos gastronómicos típicos desta região de montanha.
O programa integra a realização diária de magustos, demonstrações gastronómicas com pratos e produtos confeccionados a partir da castanha, um espaço de restauração representativo da gastronomia local e animação musical.
“A Festa da Castanha pretende que visitantes e turistas, que passem em Folgosinho durante o certame, possam experienciar uma vivência de aldeia, acompanhada pelos tradicionais sabores locais, onde a castanha assume o protagonismo gastronómico”, explica a organização.
No âmbito desta iniciativa estão programadas algumas actividades de valorização do património histórico, cultural e natural da aldeia de Folgosinho, como a realização de percursos pedestres e acções de replantação de castanheiros.