Vila Nova de Tazem – Gouveia


A Casa do Povo de Vila Nova de Tazem, no concelho de Gouveia, promove a “Alambicada – I Feira Gastronómica”, nos dias 28, 29 e 30 de Setembro. A iniciativa conta com a parceria da Junta de Freguesia e da Câmara Municipal de Gouveia e a colaboração/participação das diferentes instituições, colectividades e comércio de Vila Nova de Tazem.
O evento pretende divulgar a gastronomia da região em particular a Alambicada, os vinhos do Dão, as actividades das colectividades e o artesanato local. Conta para isso com a presença das associações, das colectividades locais e dos produtores dos vinhos do Dão.
A Alambicada é um prato tradicionalmente confeccionado com carne de borrego e vinho branco, preparada em panela de ferro, cozinhada no fogo lento em fogueira a lenha. O seu nome advém do facto de ser confeccionado à pressão tal como a aguardente em alambique. O processo de confecção da Alambicada confere-lhe um sabor distinto e requintado.
A Alambicada será o prato de referência num evento onde é possível saborear as migas do lagar, a sopa à lavrador, o arroz de entrecosto de vinho de alhos, os torresmos, o cabrito assado, a doceria típica como o arroz doce, o leite-creme, as papas de milho, o pudim de pão, a tigelada da Beira Alta e ainda o típico bolo doce de Vila Nova, acompanhado com o queijo da Serra da Estrela e o requeijão com marmelada ou doce de abobora.
As empresas produtoras do vinho Dão proporcionarão aos visitantes a participação nas vindimas, visitas às adegas e provas de vinhos.
Com o objectivo de dinamizar o turismo local, a organização efectuou parcerias com as unidades locais de alojamento, com programas de fim-de-semana, com alojamento, participação nas vindimas, degustação da gastronomia da região, visitas de promoção do artesanato local e eventos musicais típicos da região.
Para Viriato Costa Pinto, Presidente da Casa do Povo de Vila Nova de Tazem, “A Alambicada – I Feira Gastronómica, em nosso entender, será uma aposta bem conseguida, na promoção de um prato com raízes em Vila Nova de Tazem e um evento mobilizador quer das gentes quer do território”.