Fornos de Algodres


O Centro de Interpretação Histórica e Arqueológica de Fornos de Algodres tem patente ao público, até ao dia 31 de Janeiro, uma exposição sobre a Associação Desportiva de Fornos de Algodres. A mostra é organizada no âmbito do ciclo de exposições intitulado “Uma ideia é um feito de associação”. A exposição pode ser visitada todos os dias, entre as 10.00 e as 13.00 horas e entre as 14.00 e as 17.00 horas.
A Associação Desportiva de Fornos de Algodres foi fundada no ano de 1970, na vila de Fornos de Algodres e é subsequente de um outro clube existente na vila que era uma filial do Clube Futebol os Belenenses que se intitulava Clube de Futebol os Fornenses.
A colectividade compete, e sempre competiu, nos campeonatos da Associação de Futebol da Guarda. A Associação contém até aos dias de hoje 7 títulos oficiais: dois da segunda divisão distrital e os outros cinco na primeira divisão distrital da AF Guarda: 1978/79 Campeão da 1.ª Divisão Distrital; 1982/83 Campeão da 2.ª Divisão Distrital; 1993/94 Campeão da 1.ª Divisão Distrital; 2004/05 Campeão da 1.ª Divisão Distrital; 2007/08 Campeão da 1.ª Divisão Distrital; 2014/15 Campeão da 2.ª Divisão Distrital; 2016/17 Campeão da 1.ª Divisão Distrital. A Associação Desportiva de Fornos de Algodres também conta com muitos anos na 3.ª Divisão Nacional, hoje Campeonato de Portugal, sendo uma das equipas do distrito da Guarda que mais tempo se manteve neste patamar, tendo obtido a melhor classificação em 2009/10, com um 3.º lugar. O clube ganhou grande prestígio sobretudo através da formação de qualidade que oferece aos mais jovens, tendo já formado jogadores como José Bosingwa, Daniel Candeias, Rui Miguel, Luisinho, Philip Chidi, entre outros.
A Associação Desportiva de Fornos de Algodres é dirigida por um grupo maioritariamente de jovens que tem levado a cabo uma reestruturação da colectividade através da inserção de pessoas qualificadas na área do Desporto para dirigirem os treinos para os mais jovens, a introdução de novas modalidades como o treino funcional, o ciclismo, e até o Zumba.