Fornos de Algodres


A candidatura do Município de Fornos de Algodres, para a Aquisição de um Autocarro Eléctrico e Instalação de um posto de carregamento, foi aprovada, no âmbito do Programa Operacional de Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos.
“Não deixa de ser motivo de orgulho ter sido um dos poucos territórios de baixa densidade populacional a serem contemplados”, considera o executivo, presidido por António Fonseca.
“Com o apoio agora conseguido, a Câmara Municipal de Fornos de Algodres pode, como já há muito almejava, dar um passo importante na mobilidade sustentável, implementando uma transição para uma economia de baixas emissões de carbono, utilizando veículos mais eficientes e que utilizem fontes energéticas limpas, o que nos permite um melhor desempenho ambiental e redução de custos, ao mesmo tempo que renova a sua frota municipal”, refere a autarquia em comunicado.
A realização desta medida irá contribuir directamente para o Roteiro para a Neutralidade Carbónica 2050 (RNC2050) e para o Plano Nacional Energia e Clima 2030 (PNEC2030), através da descarbonização e da promoção de utilização de transporte público verde. Também prevê a sustentabilidade energética, permitindo assim uma sustentabilidade económica e ambiental, através da promoção da redução de emissões de gases com efeito de estufa.
Esta medida encontra-se inserida no Projecto “Renovação de Frota Amiga do Ambiente” (P11), do Programa Municipal de Mobilidade Sustentável (PM5) da Estratégia Municipal Ambiental 2022-2025, aprovada por maioria em Assembleia Municipal no dia 30 de Dezembro de 2021.
Na elaboração da candidatura o Município de Fornos de Algodres contou com o apoio da Associação de Municípios da Cova da Beira.