Figueira de Castelo Rodrigo


A Câmara Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo inaugurou uma sala sensorial, num espaço com equipamento de Snoezelen, no Agrupamento de Escolas do concelho, no âmbito do Plano Inovador de Combate ao Insucesso e Abandono Escolar. Trata-se de uma área multissensorial equipada com materiais específicos, tendo como objectivo a estimulação sensorial e a diminuição dos níveis de ansiedade e de tensão através do relaxamento.
“Este espaço terapêutico e inovador poderá ser usado por alunos de todas as idades, contendo luzes, sons, cores e objectivos que estimulam os sentidos primários dos estudantes que necessitem, dando a sensação de alegria, prazer e bem-estar, tendo em conta as necessidades e o ritmo de cada um”, explica a autarquia presidida por Carlos Condesso. E acrescenta: “Esta sala permite, também, promover o relaxamento, lazer e diversão, bem como explorar, descobrir e controlar o ambiente, incentivando ainda o movimento e a motivação para a aprendizagem”.
Carlos Condesso considera que “a criação deste espaço permite enriquecer a qualidade do ensino no concelho e responder, eficazmente, à multiplicidade de situações e factores associados quer à prevenção, quer à redução das dificuldades de aprendizagem dos alunos sinalizados pelo Agrupamento de Escolas”.
O equipamento que teve um investimento a rondar os 17 mil euros, com financiamento a 85%, pretende “criar uma comunidade escolar mais inclusiva, mais tolerante, permitindo que todos os alunos tenham melhores condições de aprendizagem”.