Figueira de Castelo Rodrigo


“Viticultura: dos Monges de Cister à Agricultura” é o tema do projecto aBEIRAr que vai decorrer no Mosteiro de Santa Maria de Aguiar, em Figueira de Castelo Rodrigo, no dia 28 de Janeiro, às 14.30 horas.
O evento pretende abordar as seguintes questões: “Como é que a viticultura tem contribuído para a inovação do território? Desde os monges de Cister, impulsionadores da vitivinicultura na região, até aos dias de hoje, com a tecnologia e a informação espacial que permitem auxiliar os agricultores na tomada de decisão?”.
O aBEIRAr de Figueira de Castelo Rodrigo vai juntar historiadores, cientistas e produtores locais, e ainda música tradicional e degustação de vinhos da região.
Este evento é organizado pela Câmara Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo, através da Biblioteca Municipal, Plataforma de Ciência Aberta e Gabinete de Cultura e Turismo, no âmbito da iniciativa aBEIRAr, financiada pela Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela.
Depois de Figueira de Castelo Rodrigo seguem-se as iniciativas em Trancoso (4 de Fevereiro de 2023 – Cemitérios, epidemiologia e microbiologia forense: os seres vivos que contam histórias da morte); Sabugal (11 de Fevereiro de 2023 – A raia. Contrabando de ciências e culturas); Gouveia (18 de Fevereiro de 2023 – Prever o tempo: do Borda D’Água aos mapas por satélite); Seia (25 de Fevereiro de 2023 – Lã, força de gerações: criatividade e empreendedorismo); Pinhel (4 de Março de 2023 – Conservação e economia baseada na natureza); Fornos de Algodres (11 de Março de 2023 – Clima, um bem comum: a encíclica papal, o ambiente e a sociedade); Mêda (19 de Março de 2023 – Plantas da berma dos caminhos: da gastronomia à saúde).
A segunda edição da iniciativa aBEIRAr começou no dia 19 de Novembro 2022. Trata-se de um ciclo de eventos que está a percorrer todos os concelhos da Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela.
Cada um dos eventos tem em comum o objectivo de promover o território enquanto laboratório vivo, através do cruzamento de saberes (tradicional, empírico, científico, académico), ao mesmo tempo que dá a conhecer a investigação e a inovação a acontecer no território, explorando novas fronteiras de colaboração entre a ciência e os cidadãos. Por outro lado, cada evento tem uma identidade própria e enraizada no conhecimento, património e cultura locais, que dá o mote às colaborações e actividades que acontecem.
A iniciativa aBEIRAr nasce do cruzar de objectivos comuns entre a Rede Intermunicipal de Bibliotecas das Beiras e Serra da Estrela da Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela, a Plataforma de Ciência Aberta - Município de Figueira de Castelo Rodrigo, o Estrela Geopark Mundial da UNESCO e a Universidade da Beira Interior, e tem como missão potenciar o envolvimento e a participação cívica com a ciência, promover o diálogo entre cientistas e cidadãos e despertar o interesse da comunidade na construção de conhecimento e valorização do território.