Belmonte


A empresa portuguesa WIT Software vai implementar em Belmonte um programa de inovação digital, que inclui a criação de um centro de desenvolvimento tecnológico e a contratação de profissionais portugueses e estrangeiros.
O Programa de Inovação Digital “Belmonte Connect” foi apresentado no dia 26 de Abril, em Belmonte e resulta de uma parceria entre a WIT, o município de Belmonte e a CCDR Centro.
Este programa de inovação digital pretende minimizar alguns dos principais problemas estruturais de Portugal, tais como “a enorme falta de pessoas em idade activa para trabalhar em Portugal, a falta de profissionais qualificados em áreas tecnológicas e o despovoamento da região do interior”.
De acordo com a Câmara Municipal de Belmonte, até ao final de 2025, a WIT ambiciona contratar mais 300 engenheiros, nacionais e internacionais, para actuar nos seus escritórios”, sendo que, “à data, já foram contratados 10 engenheiros sul-americanos, dois dos quais habitam já em Belmonte”, enquanto “os restantes irão chegar nas próximas semanas”.
O programa conta ainda com “a criação de um `hub` tecnológico no concelho de Belmonte, para o qual irá captar a instalação de outras empresas, que se identifiquem com a missão do programa, e assim criar um ecossistema empresarial com a capacidade de criar postos de trabalho na região”.
O presidente da Câmara de Belmonte, António Dias Rocha, disse que este projecto “é fundamental para o desenvolvimento da economia local, potenciando mais e melhores oportunidades de emprego qualificado”. E acrescentou: “É também determinante para inverter a situação de desertificação do nosso território e o êxodo das populações. Irá, igualmente, contribuir para a coesão territorial da região e do interior do país”.
Com centros de desenvolvimento em Coimbra, Lisboa, Porto, Aveiro, Leiria e agora Belmonte, a WIT Software cria projectos e produtos de software para operadores de telecomunicações móveis internacionais e conta com distribuição de software em mais de 40 países.