Turismo Centro de Portugal


A rede de parceiros do Turismo Industrial da região Centro de Portugal foi constituída formalmente esta terça-feira, 12 de Abril, numa cerimónia que decorreu no Museu Nacional Ferroviário, no Entroncamento.
O momento foi assinalado pela assinatura da Declaração de Compromisso entre a Turismo Centro de Portugal e os Municípios e outros parceiros, tendo em vista a futura Rede Portuguesa do Turismo Industrial, desenvolvida a nível nacional.
A cerimónia contou com intervenções de Manuel Cabral, presidente da Fundação do Museu Nacional Ferroviário, Jorge Faria, presidente do Município do Entroncamento, Pedro Machado, presidente da Turismo Centro de Portugal, e Teresa Ferreira, directora do Departamento de Dinamização da Oferta e dos Recursos do Turismo de Portugal.
A Declaração de Compromisso foi assinada entre a Turismo Centro de Portugal e os Municípios e parceiros do Turismo Industrial na região.
Entre vários pontos, esta Declaração confirma o empenho das partes na implementação das boas práticas e critérios de conformidade associados aos serviços de Turismo Industrial, de acordo com o Guia de Boas Práticas desenvolvido pelo Grupo Dinamizador da Rede Portuguesa de Turismo Industrial. Estipula ainda a participação conjunta em iniciativas para a promoção do Turismo Industrial e confirma que a Turismo Centro de Portugal, os parceiros e os Municípios disponibilizarão informação clara e actualizada sobre a oferta de Turismo Industrial nos respectivos websites.
Assinaram a Declaração de Compromisso os Municípios de Abrantes, Cantanhede, Entroncamento, Marinha Grande, Porto de Mós, Seia, Sever do Vouga e Tomar, além dos seguintes parceiros: Abrantes - Museu Metalúrgica Duarte Ferreira; Cantanhede - Museu da Pedra; Centro de Interpretação da Arte Xávega (CIAX); Museu LOAD ZX Spectrum; Coimbra - Praxis Cervejas de Coimbra; Covilhã - New Hand Lab; Museu de Lanifícios da Universidade da Beira Interior; Entroncamento - Museu Nacional Ferroviário; Ílhavo - Museu e Fábrica da Vista Alegre; Manteigas - Ecolã Portugal; Burel Factory; Marinha Grande - Museu do Vidro; Crisal; Moldoeste; CENCAL; Porto de Mós - Museu Industrial e Artesanal do Têxtil (MIAT); Airemármores; Casa Féteira; Seia - Museu Natural da Eletricidade; Sever do Vouga - Minas do Braçal / Museu Muncipal; Tomar - Núcleo Museológico da Central Elétrica de Tomar; Núcleo Museológico da Fundição Tomarense.