Região

O presidente da Câmara de Manteigas preside à comissão de co-gestão do Parque Natural da Serra da Estrela, sendo substituído, nas situações de impedimento ou ausência, pelo autarca de Gouveia. O despacho foi publicado em Diário da República, no dia 15 de Setembro, tem data de 31 de Agosto e é assinado pela ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato, e pelo secretário de Estado da Conservação da Natureza e Florestas, João Paulo Catarino.
De acordo com o documento, o presidente da Câmara Municipal de Manteigas, Flávio Massano, preside à comissão de co-gestão, sendo substituído, nas situações de impedimento ou ausência, pelo presidente da Câmara Municipal de Gouveia, Luís Tadeu.
Da comissão de co-gestão do Parque Natural da Serra da Estrela (PNSE) faz também parte o director regional da Conservação da Natureza e Florestas do Centro, sendo substituído, nas situações de impedimento ou ausência, pelo chefe de divisão de Co-gestão de Áreas Protegidas do Centro.
A comissão também integra um representante do Instituto Politécnico da Guarda, outro de organizações não-governamentais de ambiente e equiparadas, designado pela Confederação Portuguesa das Associações de Defesa do Ambiente, outro da Associação Geopark Estrela, outro da Associação do Agrupamento de Baldios da Serra da Estrela Norte e um representante da Entidade Regional de Turismo do Centro.
A duração do mandato da comissão de co-gestão do Parque Natural da Serra da Estrela é de quatro anos.
Recorde-se que, em 17 de Dezembro de 2021, os seis municípios que integram o Parque Natural da Serra da Estrela - Celorico da Beira, Covilhã, Gouveia, Guarda, Manteigas e Seia - pediram ao Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas a adopção do modelo de co-gestão, tendo designado o presidente da Câmara Municipal de Manteigas para presidir à comissão de co-gestão e o presidente da Câmara Municipal de Gouveia para o substituir nas situações de impedimento ou ausência.