Serra da Estrela | Incêndios


A Associação Cultural Amigos da Serra da Estrela, com sede em Manteigas, pediu uma intervenção nos locais que foram consumidos pelo incêndio que deflagrou no passado dia 6 de Agosto, na Covilhã, de maneira a prevenir e “minimizar ainda mais danos que possam ocorrer num futuro próximo, como é o caso das próximas chuvas de Outono”.
Em comunicado esta Associação pede que se comece a planear a reflorestação, focando em três pontos principais: identificar as zonas de elevado risco de erosão e danos físicos e materiais, derrubar todas as árvores e arbustos queimados fazendo barreiras com o material lenhoso de maneira a impedir o deslizamento do solo e, por fim, iniciar tão breve quanto possível a intervenção.
“Importa, pois, que as entidades com responsabilidades nesta área (ICNF, Câmaras Municipais, Baldios, Juntas de Freguesia, entre outros), reúnam e manifestem abertura ao apoio de que a nossa Associação pode dar”, refere o documento.
A Associação Cultural Amigos da Serra da Estrela pede a todos quantos queiram colaborar na reflorestação da Serra da Estrela “para que se mantenham atentos a toda a informação que formos prestando”.