Projecto foi apresentado no Museu Nacional dos Coches


No dia 8 de Março, Dia Internacional da Mulher, foi apresentado no Museu Nacional dos Coches, em Lisboa, o projecto e o livro “As Guardiãs da Montanha”, em homenagem às Queijeiras.
A apresentação do projecto e do livro, “As Guardiãs da Montanha”, ainda em formato digital, teve lugar no Antigo Picadeiro Real e contou com a presença de 42 queijeiras, representativas dos 9 concelhos dos territórios das Aldeias de Montanha, que integram este projecto.
O Presidente da Republica, Marcelo Rebelo de Sousa, participou na apresentação do Projecto “Queijeiras”, uma homenagem às mulheres queijeiras da região das Serras da Estrela e Gardunha.
O presidente da Câmara da Guarda, Sérgio Costa, e a vereadora do Turismo, Diana Monteiro, acompanharam a queijeira de Videmonte, Alcina Martins.
O Projecto Queijeiras está alinhado com a estratégia de Inovação e Empreendedorismo do Plano de Acção da Rede de Aldeias de Montanha, integrado no Eixo Experimentação Aldeias do Conhecimento no âmbito da Estratégia de Eficiência Colectiva PROVERE iNATURE, co-financiado pelo Centro 2020. No entanto os custos directos com o Projecto Queijeiras (Produção da Capa; Livro e Curso de Formação), não têm qualquer financiamento comunitário, pretende-se, sim, envolver a sociedade civil na dinamização do mesmo. O projecto e o livro são da responsabilidade das Aldeias de Montanha e da ADIRAM e têm a parceria, entre outras entidades, da Câmara Municipal da Guarda.