Vilar Formoso | Almeida


O Município de Almeida organiza a décima primeira edição da Feira de Caça, Pesca e Desenvolvimento Rural, de 1 a 3 de Fevereiro de 2019, no Pavilhão Multiusos de Vilar Formoso.
A Feira de Caça, Pesca e Desenvolvimento Rural é uma iniciativa da Câmara Municipal de Almeida, que pretende promover os recursos cinegéticos, as potencialidades para a pesca e o património natural do concelho de Almeida, associado à divulgação das diferentes componentes turísticas do território.
O evento é um ponto de encontro para os amantes da caça, da pesca, das actividades ao ar livre, da fauna viva, da gastronomia e dos espectáculos.
De acordo com a organização, “o certame continua a crescer tanto em número de visitantes como na qualidade da sua programação”. A edição deste ano conta com Expo Caça, Pesca e do Mundo Rural (com equipamentos e acessórios de caça e pesca e produtos locais), Expo Floresta, (com matilhas, animais da floresta e da quinta), Expo Agro-pecuária (com maquinaria) e Expo gastronomia (com as tasquinhas, a doçaria e o chocolate).
A Feira conta, ao longo do fim-de-semana, com várias actividades passando pelo colóquio “Mel e Azeite - Produtos endógenos a desenvolver”, montarias ao javali, largada de perdizes, demonstração de cetraria, demonstração de Pombos de voo livre e de vara, exposições cinegéticas, tiro virtual, entre outras.
Para além das actividades associadas à temática da caça e pesca, esta edição conta com com expositores e actividades ligadas ao chocolate. A Casa “de “Hansel e Gretel”, chocolateiro com andas e Mascotes de chocolate, vão fazer as delícias de todos os que visitarem a feira.
Haverá exposições permanentes sobre animais da floresta e da quinta, armas de caça maior e menor, taxidermia e tauromaquia.
As tasquinhas voltam a fazer as delícias dos visitantes, com a apresentação de alguns dos melhores pratos confeccionados à base de caça e pesca. Aos bons pratos associa-se a doçaria regional com a Bola doce e a Rosca a marcar presença em todas as tasquinhas. Decorre, ainda sobre esta temática, o concurso da “Melhor Tasquinha”, cuja atribuição dos prémios acontecerá no final do certame.
A animação musical conta com a participação dos Grupos “Tintus Brass Band” e “Concertinas da Beira”. Quim Barreiros (dia 1 de Fevereiro) e Miguel Gameiro (dia 2 de Fevereiro), são os artistas convidados para actuar no palco do evento.
O grupo “Trovas da Beira” vai actuar no domingo, 3 de Fevereiro.