Almeida


“Fardas e Figuras de 1810” é o tema da exposição temporária que o Municipio de Almeida vai promover nos dias 25, 26 e 27 de Agosto no CEAMA - Centro de Estudos de Arquitectura Militar de Almeida, no âmbito da Recriação Histórica do Cerco à Praça-Forte.
A Exposição é constituída por 11 infogravuras em tamanho natural, de um total de uma colecção de 20, pranchas coloridas com 8 imagens cada uma, abrangendo todas as Armas e Serviços do Exército Português na Guerra Peninsular, incluindo Infantaria, Caçadores, Cavalaria, Artilharia, Engenheiros, Milícias e Ordenanças, nos vários modelos de uniformes usados entre 1807 e 1815. As infogravuras são de autoria de Sérgio Veludo e a conceptualização da exposição é do designer Nuno Leal.
As infogravuras fazem parte de um projecto de um livro com o título ‘A Rebirth of an Army - The Portuguese war effort within borders 1807-1810’, apresentado à editora britânica Pen & Sword, cujo objectivo é demonstrar a real importância do Exército Português para Sir Arthur Wellesley, mais tarde Duque de Wellington.
Recorde-se que o Município de Almeida organiza a 19ª edição do Cerco de Almeida nos dias 25, 26 e 27 de Agosto, com um programa cheio de actividades.
Esta noite, 24 de Agosto, às 21.00 horas, a Igreja da Misericórdia de Almeida recebe um concerto de Música de Câmara com “Quarteto de Clarinetes da Banda do Exército – Destacamento do Porto”.
Amanhã, 25 de Agosto, às 17.00 horas, tem lugar o hastear das bandeiras dos países participantes, na Câmara Municipal de Almeida. Segue-se a abertura e inauguração do Mercado Oitocentista. Para as 22.00 horas, está marcado o Baile de Gala (Infantil e adulto) e Sarau Cultural Oitocentista, Praça da Principal.
No dia 26 de Agosto o destaque vai para a abertura do Acampamento Histórico, com desfile de Santo António desde os Paços do Concelho, a partir das 15.00 horas. A Recriação Histórica com o cerco à Praça-Forte pelas tropas de Massena, tem lugar a partir das 23.00 horas, a que se seguirá uma celebração de paz com um espectáculo piromusical.
No domingo, 27 de Agosto, às 10.15 horas, terá lugar, no Baluarte de Santa Bárbara (Praça Alta), a homenagem aos Mortos das Guerras Peninsulares com terno de clarins, com a presença de Altas Entidades do Exército Português.
Às 10.30 horas acontece “A tomada da Praça-Forte pelas Tropas de Massena”, Combates e Escaramuças, nas Portas de São Francisco. O programa termina ao final da tarde com animação de Rua Teatral “Os Amores e as Tragédias dos Panfletos e Folhetins de Cordel”, na Escadaria do Antigo Quartel das Esquadras.
Durante os dias da Recriação Histórica haverá actividades permanentes no Turismo Municipal de Almeida, com a exposição “Soldadinhos de Chumbo”; no Jardim da Praça da República com a loja oficial, quinta dos animais, falcoaria e passeios de burro; e no Quartel das Esquadras, com exposições com cenários da época Oitocentista, Casa do Traje e Casa do Copo.