Almeida


Está a decorrer, até 30 de Novembro, no Museu Histórico Militar de Almeida, a exposição “Almeida en las Guerras Peninsulares”, recopilación de J.R. Cid, da colecção particular de Jose Ramón Cid.
“A exposição pretende evocar as Guerras Peninsulares, memórias e histórias através de um espólio vasto e diversificado entre documentos originais da época, bem como estampas, litografias, gravuras, manuscritos, mapas, jornais e cartas, que contextualizam a história da guerra e as formas de vida e da época”.
O Museu Histórico Militar de Almeida celebrou o 10º Aniversário, no dia 29 de Agosto. Ao longo de uma década, este Museu deu um grande “contributo para a preservação do património histórico e cultural local e nacional”.
A missão do Museu Histórico Militar de Almeida prende-se, no essencial, com “a salvaguarda do património histórico e militar da Praça de Almeida, promovendo simultaneamente novas abordagens de natureza cultural, fomentando o interesse e a curiosidade sobre as antigas tácticas de guerra, e apelando à compreensão do significado da história militar relacionada com as diferentes arquitecturas militares e a armaria”. É igualmente sua incumbência a concretização de uma missão social interventiva, a fim de melhor contribuir para o desenvolvimento da comunidade onde se insere.
O Museu tem como objectivos “o estudo, a preservação e a divulgação dos bens representativos da natureza e do homem, ampliando desta forma a essência do (seu) objecto museológico extravasando-o para manifestações imateriais, mas igualmente expressivas, da cultura deste povo, profundamente arreigada à temática militar”.
De acordo com a autarquia de Almeida “nestes 10 anos, segundo a estatística, registam-se 139.646 entradas, dezenas de exposições temporárias sobre os mais variados temas e cronologias, registando-se ainda um intenso trabalho dos serviços educativos dirigido essencialmente ao público infanto-juvenil”.