Almeida


A Câmara de Almeida vai investir 300 mil euros na recuperação da muralha da Aldeia Histórica de Castelo Mendo, que ruiu, devido ao mau tempo.
O mau tempo que assolou a região, durante o mês de Janeiro, provocou a derrocada de cerca de 150 metros quadrados” da muralha de Castelo Mendo.
O troço que ruiu localiza-se na zona sul da aldeia de Castelo Mendo, na primeira cintura da muralha do castelo que foi construída por Dom Sancho II, no século XIII.
O orçamento previsto para a realização das obras de restauro da muralha ronda os 300 mil euros e a autarquia de Almeida não tem financiamento assegurado.
A muralha de Castelo Mendo tem outros locais que necessitam de intervenção o que levou a autarquia de Almeida a alertar a DRCC para a situação.
A aldeia de Castelo Mendo, que pertence à União das Freguesias de Castelo Mendo, Ade, Monteperobolso e Mesquitela, no concelho de Almeida, e integra a Rede das Aldeias Históricas de Portugal, está classificada como imóvel de interesse público e o castelo como monumento nacional.