Aguiar da Beira

O Município de Aguiar da Beira ocupa a 12.ª posição no Ranking do Índice de Transparência Municipal (ITM), quando em 2015 ocupava o 25.º lugar. Na avaliação de 2016 divulgada no ITM, a Câmara Municipal de Aguiar da Beira aparece em 12.º lugar a nível nacional, quando em 2013, ano da primeira avaliação, ocupava a 266.ª posição.

Com este resultado, a autarquia de Aguiar da Beira é, mais uma vez, a autarquia do distrito da Guarda com a melhor classificação no ITM 2016 e a 2.ª melhor ao nível da Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões.
O estudo mede o grau de transparência das 308 Câmaras Municipais através de uma análise da informação disponibilizada aos cidadãos nas suas páginas oficiais de Internet.
O Índice de ITM promovido pela TIAC - Transparência, Integridade e Associação Cívica, é composto por 76 indicadores agrupados em sete categorias: Organização, Composição Social e Funcionamento do Município; Planos e Relatórios; Impostos, taxas, preços e regulamentos; Relação com a Sociedade; Contratação Pública; Transparência Económico-Financeira e Transparência na área do Urbanismo.