JMJ Lisboa 2023 - Papa Francisco foi o primeiro a inscrever-se


O Papa inscreveu-se este Domingo, 23 de Outubro, desde o Vaticano, na próxima edição internacional da Jornada Mundial da Juventude, que vai decorrer em Lisboa, de 1 a 6 de Agosto de 2023.
“Hoje abrem-se as inscrições para a Jornada Mundial da Juventude que vai decorrer em Lisboa, em Agosto de 2023. Convidei duas jovens, portuguesas, para que estejam aqui, comigo, enquanto me inscrevo, como peregrino”, disse, desde janela do apartamento pontifício, após a recitação do ângelus.
O Papa Francisco foi o primeiro peregrino a registar-se no maior encontro mundial de jovens, que Portugal vai receber pela primeira vez, sob o tema “Maria levantou-se e partiu apressadamente”.
“Queridos jovens, convido-vos para que vos inscrevais neste encontro”, disse o Papa.
O sistema de inscrições ficou assim aberto e os peregrinos podem registar-se online – de forma individual ou em grupo -, através do preenchimento de formulário disponível em cinco idiomas (português, inglês, italiano, francês e espanhol).
A organização portuguesa recomenda “fortemente grupos muito pequenos e peregrinos individuais a não se inscreverem por si mesmos, mas a juntarem-se a grupos maiores organizados pelas paróquias, dioceses ou outras comunidades”.
O sistema de inscrição solicita apenas informação mais detalhada relativamente ao responsável e ao vice-responsável dos grupos, sacerdotes, pessoas com deficiência e pessoas com necessidade de visto para entrar em Portugal.
“É também pedida informação relativa ao número de menores e de pessoas com mais de 30 anos que fazem parte do grupo, bem como data e meio de transporte de chegada a Lisboa e de partida após o final da JMJ Lisboa 2023”, acrescenta a organização.
A JMJ Lisboa 2023 é dedicada aos peregrinos de todo o mundo com idades compreendidas entre os 14 e 30 anos de idade, sendo permitido que peregrinos de outras idades se inscrevam; os participantes com idade inferior a 18 anos têm obrigatoriamente de estar integrados num grupo e o seu cuidado é confiado a um adulto do grupo, com a devida autorização dos pais ou responsável legal.
As edições internacionais da JMJ são um acontecimento religioso e cultural que reúne centenas de milhares de jovens de todo o mundo, durante cerca de uma semana.
A participação na JMJ 2023 é gratuita, pelo que qualquer pessoa pode assistir à Missa de abertura, cerimónia de boas-vindas ao Papa, Via Sacra de sexta-feira, vigília nocturna de dia 6 e Missa de envio de 6 de Agosto, mas existirão zonas específicas para os inscritos.
Todas as formas de inscrição incluem seguros de acidente, transportes públicos durante a semana da JMJ, “kit do Peregrino”, entrada gratuita nas actividades culturais do Festival da Juventude e acesso prioritário às zonas reservadas para os inscritos, além das opções de alojamento e alimentação que forem seleccionadas.
Os valores vão desde 50 euros a 235 euros, mediante a opção escolhida.
A todos os pagamentos efectuados até dia 31 de Dezembro de 2022, será aplicado automaticamente um desconto de 10%; os pagamentos efectuados até dia 15 de Março de 2023 usufruem ainda de um desconto automático de 5%.