Departamento da Pastoral Juvenil


Oração, música e uma missão na cidade, vão marcar a Noite Diocesana da Juventude, na Guarda, na noite de sábado para domingo, 19 e 20 de Novembro.
O evento tem início marcado para as 21.30 horas, no Seminário da Guarda, e é promovido pelo Departamento da Pastoral Juvenil Universitária e Vocacional. Depois do momento de acolhimento aos jovens participantes, segue-se um concerto musical com a banda ‘The Undercovers’.
O programa continua com uma caminhada para a Catedral da Guarda onde terá lugar a celebração da Missa do Dia Mundial da Juventude, presidida pelo bispo da Guarda, D. Manuel Felício.
No final da Missa os jovens serão enviados em grupos, para a experiência de realização de pequenas missões na cidade. Terminada a experiência da missão na cidade, os jovens regressam ao Seminário para partilharem as suas experiências de missão. Este momento será vivido com muita música e num ambiente descontraído.
A ‘Noite Diocesana da Juventude’ terminará com um momento de oração, a oração da manhã, e com o pequeno-almoço.
Esta ‘Noite Diocesana da Juventude’ que se acontece na cidade da Guarda pretende congregar os jovens, a partir dos 15 anos de idade (jovens em tempo de catequese, membros de grupos de jovens paroquiais, de movimentos juvenis) e seus animadores.
Recorde-se que a celebração do Dia Diocesano da Juventude, por decisão do Papa Francisco, decorre, desde o passado ano de 2021, no Domingo da Solenidade de Cristo-Rei, em substituição do Domingo de Ramos e da Paixão.
Neste ano, a caminho da Jornada Mundial da Juventude em Lisboa, no mês de Agosto de 2023, o tema da celebração do Dia da Juventude repete o tema da jornada mundial: “Maria levantou-se e partiu apressadamente”.