Celebração decorreu na Sé Catedral


A Cruz peregrina e o Ícone de Nossa Senhora ‘Salus Populi Romani’ foram entregues, na Sé da Guarda, à Diocese de Viseu, no último Domingo, 3 de Abril.
“Nesta hora de passagem de testemunho, para a Diocese de Viseu, damos graças ao Senhor pelo percurso que a Cruz fez no meio de nós”, disse o Bispo da Guarda, D. Manuel Felício. E acrescentou: “E pedimos, nesta hora, que a sensibilização que aconteceu, nas mais variadas situações, se transforme num contributo para renovarmos as relações com os outros e, principalmente, com os jovens”.
Na Missa, concelebrada por D. António Luciano e por D. Américo Aguiar, presidente da Fundação JMJ Lisboa 2023, o Bispo da Guarda desejou que as novas gerações possam encontrar em Jesus “a grande força que faz da sua vida uma vida com valor, de serviço à comunidade”.
O bispo de Viseu, que se deslocou à Guarda para receber os símbolos, quer que a Cruz peregrina seja um “sinal” para a Igreja e a sociedade, propondo “uma vida nova”.
D. António Luciano espera que, “à passagem da cruz, como tenho visto em tantas dioceses, se faça festa, haja alegria e esperança, e a passagem do ícone marque a nossa vida, para prepararmos verdadeiramente a Jornada Mundial da Juventude”.
D. António Luciano manifesta ainda o desejo de acolher “os que o desejarem”, em Viseu, na semana anterior à JMJ 2023, e de levar a Lisboa uma delegação diocesana que seja “sinal de esperança de uma Igreja renovada, viva e jovem”.
Sandra Soares, coordenadora do Comité Organizador Diocesano (COD) da Guarda para a JMJ Lisboa 2023, falou de um dia de emoções “mistas”, entre a gratidão e a despedida.
“Tem sido muito gratificante”, referiu, num balanço do percurso que começou no dia 5 de Março e que diz ter superado as expectativas.
Considerou que os símbolos são entregues a Viseu “de coração cheio”, sublinhando “a quantidade de jovens que aderiram” às várias iniciativas, de forma crescente, ao longo da peregrinação.
“Acredito que esta passagem dos símbolos pela nossa diocese tenha mexido profundamente com o coração de cada um. Será uma alavanca para 2023”, referiu Sandra Soares.