O VW ID.5 e ID.5 GTX já estão á venda em Portugal com preços que começam nos 51.532 euros do ID.5 174 CV e culminam nos 61.057 euros do ID.5 GTX com 299 CV.

Pelo meio fica o ID.5 com 204 CV que custa 53.179 euros. O primeiro SUV Coupé 100% da Volkswagen é o topo de gama dos modelos elétricos da casa alemã estreando novidades como a mais recente geração de software e carregamento em viagem. Com ampla habitabilidade e uma aerodinâmica refinada com coeficiente de arrasto de apenas 0,26, o ID.5 consegue uma autonomia até 520 km.
A gama ID.5, o SUV Coupé 100% elétrico da Volkswagen chegou a Portugal com a oferta de três versões. As primeiras são o ID.5 Pro e ID.5 Pro Performance, o primeiro com 174 Cv, o segundo com 204 CV. Custam, respetivamente, 51.532 e 53.179 euros. O topo de gama ID.5 GTX tem 299 CV e custa 61.057 euros.
Para os modelos de topo da gama elétrica, a Volkswagen escolheu materiais modernos e desportivos. No GTX, por exemplo, o logo GTX é perfurado originando um visual único. A iluminação indireta destaca o estilo interior do modelo.
Depois há o volante de multifuncionalidade sensível ao toque e ecrã de 12 polegadas no centro do tabliê, realidade aumenta no “Head Up Display” e controlo por voz melhorado.
O espaço interior é muito generoso e não é prejudicado pela forma da carroçaria do modelo, com os curtos avanços dianteiros e traseiros a proporcionarem um estilo agradável e mais espaço no habitáculo e na bagageira.
O ID.5 tem 4,6 metros de comprimento e 2,77 metros de distância entre eixos, cifras que justificam o espaçoso interior. A bagageira tem uma capacidade entre 549 e 1561 litros e o portão da mala é de acionamento elétrico. O gancho de reboque é recolhido de forma elétrica.
Para lá do estilo desportivo conferido pela forma da carroçaria e pela utilização de iluminação inteligente, o VW ID.5 e ID.5 GTX destacam-se pela dinâmica.
Para lá de terem faróis LED de série, o GTX oferece os IQ.Light LED com feixe de luzes de médios inteligente e luzes traseiras com LED 3D.
Por outro lado, ver bem ajuda o condutor a desfrutar do chassis ajustável DCC (normal ou desportivo), dos sistemas de ajuda à condução e de uma dinâmica desportiva. Como opção, pode escolher a direção progressiva que ajuda no controlo do ID.5.
Com o ID.5 e ID.5 GTX, a Volkswagen reforça a sua aposta na digitalização, tornando-se num fornecedor de mobilidade orientado para o software. Recorre aos dados “swarm” e a um vasto leque de sistemas de ajuda á condução, para dar passo em frente na condução autónoma.
Assim sendo, facilita a condução semiautónoma nos movimentos laterais e longitudinais a qualquer velocidade ao alcance do veículo e, pela primeira vez, proporciona a mudança de faixa assistida em autoestrada (a partir dos 90 km/h). Estando disponíveis dados “swarm” anónimos de outros veículos Volkswagen, o “Travel Assist” com estes dados pode utilizar apenas uma marcação da faixa de rodagem para manter o veículo no limite da faixa – por exemplo nas estradas rurais sem marcações centrais. Outro novo dispositivo: a função de memória para estacionamento automático num local que tenha sido previamente guardado no sistema.