A época balnear de 2019 vai contar com 28 Volkswagen Amarok no apoio à vigilância, segurança e socorro das praias portuguesas.

O projeto SeaWatch, criado em 2011, que envolve o Instituto de Socorros a Náufragos, a Volkswagen Veículos Comerciais, o Volkswagen Financial Services e os Concessionários da Volkswagen, regressa com novidades.
Pela primeira vez, estes veículos estão equipados com um desfibrilhador automático externo que completa os equipamentos de suporte básico de vida. Os condutores são militares da Marinha, habilitados com os cursos de nadador-salvador, condução de veículos todo-o-terreno e oxigenoterapia, e aptos para os desafios mais difíceis. Também este ano, a BP Portugal, que assinala 90 anos no nosso país, associa-se ao projeto, através da promoção de comportamentos responsáveis e seguros e do apoio a programas com foco na educação para a segurança.
As capacidades de todo-o-terreno, a fiabilidade e os baixos consumos são vantagens do Amarok. O novo motor 3.0 V6 de 258 cv tem um binário elevado que lhe confere melhores capacidades de condução na areia. Para além disso, as viaturas ao serviço do Instituto de Socorros a Náufragos foram alteradas pela Volkswagen Veículos Comerciais em Portugal, incluindo suportes para equipamentos de emergência, pranchas de salvamento e macas e luzes de emergência. A manutenção está a cargo dos concessionários e o projeto conta com o apoio da Ageas Seguros.
Em 2018, o projeto “SeaWatch” efetuou 342 intervenções, das quais o salvamento de 51 veraneantes, 271 assistências de primeiros socorros e 20 buscas com sucesso a crianças perdidas. Estima-se que os veículos Amarok tenham percorrido cerca de 280 mil quilómetros por cada época balnear (sobretudo em praias não vigiadas), tendo contribuído para mais de 1600 salvamentos de vidas humanas.