Empresas


A Toyota está de volta ao distrito da Guarda pela mão do grupo empresarial Soviauto 2000 - Comércio de Automóveis, Máquinas e Equipamentos, Ld.ª, com sede na Variante à A25, na cidade da Guarda. O novo Concessionário Oficial Toyota foi inaugurado na sexta-feira, dia 24 de Outubro, pelas 17.00 horas, com a presença de Davide Reis, da administração da Salvador Caetano Portugal, entre outras individualidades. A Soviauto tem a concessão Toyota para todo o distrito da Guarda e também para os concelhos de Belmonte e Penamacor, no distrito de Castelo Branco.
O gerente do grupo empresarial Soviauto, José Gralha, disse ao Jornal A Guarda que a ligação à Toyota começou em Outubro de 2012 com a criação da RTA (oficina reparadora Toyota). “Ao longo destes dois anos verificámos que sendo concessionários teríamos outras vantagens. A Toyota na Guarda dever ser a marca que mais idade tem e possui um parque circulante muito grande, que deixa os concessionários bastante confortáveis. Abraçámos logo a concessão, mas não foi possível no início, o que aconteceu agora. Estou nos automóveis por paixão, chegámos a um acordo e a Toyota confiou na Soviauto, na minha pessoa e na minha família”, explicou José Gralha. O empresário espera que a parceria estabelecida com a Salvador Caetano Portugal “seja duradoura”. “Sou um homem humilde e muito transparente e estou muito orgulhoso e satisfeito pelo facto de a Toyota Portugal ter apostado na minha pessoa e na empresa que eu represento, porque é sinal de que temos algum valor. Queremos dar o nosso melhor, queremos dar à marca aquilo que sempre teve na Guarda”, referiu.
A Toyota dispõe de um espaço para exposição de viaturas novas (showroom) com 250 m2 e partilha a área da mecânica, com 1.200 m2, com as outras duas marcas do grupo Soviauto (Mitsubishi e Hyundai) e um sector de chaparia e pintura, com cerca de 1.000 m2.
Na instalação da concessão da marca Toyota a empresa liderada por José Gralha investiu cerca de 250 mil euros e criou 5 novos postos de trabalho, sendo que um colaborador, na área das vendas, pertencia à antiga empresa que foi representante da marca na cidade.
O grupo Soviauto, constituído em Janeiro de 1990, com a finalidade da comercialização de automóveis novos e usados, peças, acessórios e lubrificantes, bem como a prestação de serviços de após venda relacionados com mecânica geral, electricidade e serviços de colisão (chaparia e pintura), tem actualmente um total de 25 colaboradores dispersos pelas três empresas que o integram.
Na inauguração das novas instalações do concessionário oficial Toyota na Guarda esteve Davide Reis, da administração da Salvador Caetano Portugal, que assistiu “com muita satisfação” ao facto de a marca estar novamente representada “neste importante distrito”. “Para nós é uma questão histórica. Há mais de 30 anos que estamos representados na Guarda. A Soviauto tem os alicerces criados para cimentarmos a nossa posição neste importante distrito, onde a Toyota já teve uma quota de mercado muito interessante”, referiu o responsável ao Jornal A Guarda. O administrador reconheceu que devido à crise económica que afecta o país os tempos não são fáceis, mas disse acreditar que a presença da Toyota na Guarda possa contribuir “para o engrandecimento da marca” na região.