Economia


Em seis concelhos e mais de 60 freguesias, 78 mil km de fibra óptica da Altice Portugal ligam o Maciço Central da Serra Estrela. Num investimento de vários milhões de euros, com uma cobertura de 85% do território, mais de 144 mil habitantes e mais de 90 mil lares e empresas nos concelhos da Covilhã, Gouveia, Manteigas, Seia, Fundão e Oliveira do Hospital, vão passar a ter acesso a serviços de conectividade de excelência. Escolas, hospitais, unidades hoteleiras, empresas ou residências particulares, vão ter ao seu dispor autênticas auto-estradas da informação, num verdadeiro projecto de interesse público.
A cerimónia de inauguração deste projecto de infra-estruturação em fibra óptica de nova geração do Maciço Central, decorreu no dia 23 de Maio, no Data Center da Altice Portugal na Covilhã, o maior centro de dados em Portugal e um dos dez maiores do mundo.
“Este projecto vem dar resposta a necessidades específicas da Região. A infra-estruturação do Maciço Central da Serra da Estrela permite que jovens, empresas e clientes instalados nestes concelhos, tenham o mesmo acesso e as mesmas oportunidades que jovens, empresas e clientes sediados em Lisboa ou no Porto. O projecto de infra-estruturação do Maciço Central tratou-se de um enorme esforço da Altice Portugal, alicerçado naquele que é o maior investimento privado do país nesta região. Vamos continuar a investir no país, a investir em inovação, a investir no território. Vamos continuar a investir em Portugal”, disse Alexandre Fonseca, Presidente Executivo da Altice Portugal, no âmbito da cerimónia de inauguração do projecto de fibra no Maciço Central.
Este evento contou também com a presença do Secretário de Estado das Comunicações, Alberto Souto de Miranda, e dos Presidentes das Câmara Municipais que integram o projecto, Covilhã, Seia, Fundão, Gouveia, Oliveira do Hospital e Manteigas.
No mesmo dia, o Conselho de Administração da Altice Portugal, liderada por Alexandre Fonseca, visitou a Região do Maciço Central, nomeadamente aos concelhos da Covilhã, Gouveia e Seia.
A Altice Portugal, através da Fundação Altice, e em colaboração com a Câmara Municipal de Gouveia e com a Câmara Municipal de Seia, inaugurou duas novas cabines de leitura nestes concelhos. Foi ainda realizada uma cerimónia que assinala a entrega de três dezenas de tablets à Escola Secundária de Seia.