Investimento de 23,4 milhões de euros


A Câmara da Guarda anunciou a instalação de duas fábricas de produção de cerveja, na Plataforma Logística da Guarda. O projecto, iniciativa de empresas espanholas, prevê um investimento global de 23,4 milhões de euros e a criação, de início, de 75 postos de trabalho.
A Câmara da Guarda decidiu, por unanimidade, alienar quatro lotes de terreno da Plataforma Logística, a um grupo de empresas de origem espanhola, tendo em vista a instalação de duas fábricas de produção de cerveja. O anúncio deste novo investimento foi feito pelo presidente da Câmara da Guarda, no final da reunião desta segunda-feira, 23 de Maio.
Sérgio Costa referiu que se trata de “um investimento muito avultado”, na ordem dos 23,4 milhões de euros que “prevê a criação inicial de 75 postos de trabalho, podendo chegar até 90 a 100 postos de trabalho no futuro”.
“Estamos a falar na potencialidade de um investimento de 23,4 milhões de euros” disse Sérgio Costa, lembrando que as empresas “estão a querer alicerçar esse investimento com fundos comunitários”.
“É desta forma que nós trabalhamos para o futuro da Guarda, fazendo o trabalho da formiga, para que nós possamos, naturalmente, poder anunciar depois à Guarda estes investimentos e a aprovação deste pedido que as empresas nos formularam por escrito” disse Sérgio Costa. Lembrou as conversas e negociações que decorreram ao longo dos últimos meses para “podermos chegar aqui e fazermos a proposta de alienação deste quatro lotes, a estas duas empresas, para que num futuro próximo possam iniciar os seus projectos as suas obras”.
Sérgio Costa disse que “é desta forma” que o actual executivo está a trabalhar para o futuro da Guarda”.
O vereador do PS, Luís Couto também referiu que “há duas empresas novas interessadas em vir para o concelho da Guarda, são duas cervejeiras espanholas”. Lembrou as novas empresas estas empresas vão criar emprego e movimento financeiro e económico.
A Plataforma Logística da Guarda, localizada nas proximidades da cidade, é uma plataforma transfronteiriça inserida na Rede Nacional de Plataformas Logísticas, contemplando áreas de transportes/logística, localização empresarial, inovação tecnológica e de apoio e serviços, bem como um Parque TIR para apoio ao transporte internacional rodoviário de mercadorias.