Economia


A região Centro conta com 91 Empresas Gazela, que empregam 3.875 pessoas e geram um volume de negócios de 914 milhões de euros e 571 milhões de euros de exportações. Das 91 empresas, seis estão localizadas nos municípios da Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela, três na Covilhã (HPRD – Health Products Research and Evelopment, Ldª; WD Retail – Soluções para Ponto de Venda Ldª), duas na Guarda (Pedro Cambeiro Uni Pessoal, Ldª; Universalcare Serviços Ldª) e uma em Fornos de Algodres (Lactoceleiro – Lacticinios e produtos Regionais Ldª).
As empresas foram homenageadas na Gala das Empresas Gazela 2021, que se realizou esta terça-feira, dia 21 de Junho, no Mercado Municipal de Ovar.
De acordo com os apuramentos efectuados pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), que pelo décimo ano consecutivo faz esta distinção das Empresas Gazela na região, destacam-se os seguintes aspectos para as empresas da CIM Beiras e Serra da Estrela: O número de empresas Gazela identificadas na CIM Beiras e Serra da Estrela aumentou face ao ano de 2020, passando de cinco para seis empresas em 2021. Estas empresas têm um elevado potencial para gerar novos de postos de trabalho, tendo mais do que duplicado as pessoas ao serviço entre 2017 e 2020, passando de 123 trabalhadores para 277 trabalhadores. O volume de negócios destas seis empresas mais do que triplicou entre 2017 e 2020, pois facturaram 3,2 milhões de euros em 2017 e 10,2 milhões de euros em 2020. Em termos de dimensão, a maioria das empresas gazela da CIM Beiras e Serra da Estrela são de pequena dimensão (4), registando-se, ainda, uma empresa de média dimensão e uma microempresa. Duas destas seis empresas desenvolvem actividades na indústria transformadora, enquanto as restantes respeitam a sectores diversificados (actividades administrativas e dos serviços de apoio (1); actividades de consultoria, científicas, técnicas e similares (1); comércio (1) e transportes e armazenagem (1)).
Em termos de distribuição geográfica, as empresas estão localizadas em apenas três dos 15 municípios do território da CIM Beiras e Serra da Estrela: Covilhã (3), Guarda (2) e Fornos de Algodres (1).