Prova decorreu em Santa Maria, nos Açores


A última prova da Taça de Portugal de Enduro presented by Shimano disputou-se em Santa Maria, nos Açores, com a vitória do ranking geral de elite a ficar para João Rodrigues (ADC Alfazeres/Guarda), no masculino, e Sara Ferreira (Maiatos), no feminino.
A quinta e última prova da Taça de Portugal de Enduro presented by Shimano disputou-se, no dia 24 de Setembro, na ilha de Santa Maria, nos Açores. Os atletas enfrentaram quatro percursos especiais cronometrados e os respectivos troços de ligação, totalizando 40 quilómetros de extensão.
João Rodrigues (ADC Alfarazes/Guarda) chegou a Santa Maria como líder da geral e selou a conquista da Taça de Portugal de Enduro presented by Shimano com uma vitória. A sua marca final foi de 15m15s302, cerca de oito segundos mais rápido do que o segundo classificado do dia de hoje, Sauro Agostinho (Casa do Povo de Abrunheira). Jimmy Silva (Clube Futebol Carvalheiro) foi terceiro, a 24 segundos.
No sector feminino, Sophie Bagnall (Bicisintra/GásMucifal/2Cycling) a vencer esta quinta prova pontuável, batendo Ana Leite (Axpo/FirstBike Team/Vila do Conde), por 10 segundos. Sara Ferreira (Maiatos) foi terceira, a 2m18s da vencedora, resultado que lhe garantiu a conquista da Taça, visto que trazia já 180 pontos de vantagem para Ana Leite.
Na categoria de juniores masculinos, André Gomes (AD Galomar/Ferragens Vieira) terminou na frente de Leonel Manteigas (Casa do Povo de Abrunheira), depois de ter sido quase um minuto mais rápido a completar o percurso. Afonso Pinto (ADC Alfazeres/Guarda) foi terceiro, a 1m25s do vencedor.