Futebol


A Gala de Honra da Associação de Futebol da Guarda de encerramento da época desportiva 2021/2022 e de comemoração dos 82 anos da Associação de Futebol da Guarda ao serviço do Futebol e do Futsal decorreu no dia 15 de Junho.
Durante a gala foram entregues as placas e os diplomas de cerificação aos clubes classificados como entidades formadoras na época 20/21.Na ocasião também foram realizadas duas homenagens a Sílvia Rebelo e José Madeira Ré, e entregues os troféus aos vencedores dos campeonatos distritais da época 2021/2022.
A Associação de Futebol da Guarda concedeu apoios tendo em vista a certificação dos clubes.
No futebol masculino foram contempladas com 3 estrelas (500 euros) a Guarda Unida, Núcleo Desportivo Social e Sporting Clube da Mêda.
Os apoios 2 estrelas (300 euros) foram para a Associação Gaudella Escola Desporto Gouveia, Centro Cultural Desportivo Recreativo Vila Cortez do Mondego, Fundação D. Laura dos Santos, Seia Futebol Clube e Sporting Clube do Sabugal.
O apoio Centro Básico (100 euros) foi para o Clube Desportivo de Gouveia e Amadores de Foz Côa.
No Futebol Feminino foram contemplados com 2 estrelas a Escola de Futebol Feminina da Guarda e Seia Futebol Clube. O apoio Centro Básico (100 euros) foi para a Fundação D. Laura dos Santos.
No Futsal Masculino, o apoio 3 estrelas (500 euros) foi para o Clube Futsal do Sabugal e Escola Desporto Carlos Franco. O apoio Centro Básico (100 euros) foi atribuído ao Sporting Clube do Sabugal e Grupo Desportivo do Sameiro.
Receberam troféus os seguintes campeões: Campeonato da 1ª Divisão Distrital – Guarda Desportiva; Campeonato da 2ª Divisão Distrital – Clube de Futebol “Os Vilanovenses”; Campeonato Distrital Sub-19 – Seia Futebol Clube; Campeonato Distrital Sub-17 – Guarda Unida Sport Clube; Campeonato Distrital Sub-15 – Núcleo Desportivo Social; Campeonato Distrital Sub-13 – Núcleo Desportivo Social; Campeonato de Futsal Seniores Feminino – Guarda 2000; Campeonato de Futsal Seniores Masculino – Grupo Desportivo do Sameiro; Campeonato Juniores de Futsal – E.D. Carlos Franco; Campeonato Juvenis de Futsal – Clube Futsal do Sabugal; Campeonato Iniciados de Futsal – Grupo Desportivo do Sameiro; Campeonato de Infantis de Futsal – E.D. Carlos Franco.
O presidente da Associação de Futebol da Guarda, Amadeu Poço, aproveitou a ocasião para dizer que este será o seu último mandato, mas que continuará a fazer tudo para melhorar o que esteja relacionado com a Associação de Futebol da Guarda. “Parte daqui um grito de avanço do interior, do País, a favor do futebol total, aquele futebol que todos nós desejamos e que não passa só pelo futebol profissional.”
Durante a festa desportiva de encerramento da época estiveram presentes diversos autarcas do distrito, presidentes de associações de todo o país, o presidente do concelho da Federação Portuguesa de Futebol, Fontelas Gomes, o Presidente da Liga de Portugal, Pedro Proença, o director da FPF, Júlio Vieira e o Presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Fernando Gomes, entre outras personalidades.