Centro de Estudos Ibéricos

O Centro de Estudos Ibéricos, na Guarda, vai promover o XXII Curso de Verão, entre os dias 28 de Junho e 2 de Julho de 2022, que será subordinado ao tema genérico “Novas fronteiras, outros diálogos: cooperação e desenvolvimento”.
O curso integra Conferências, Comunicações, Painéis de Debate e Trabalhos de Campo.
As apresentações e os debates serão estruturados em torno dos seguintes temas: Paisagens, patrimónios e desenvolvimento local: recursos do território e sustentabilidade; Dinâmicas socioeconómicas em diferentes contextos territoriais; Cooperação e desenvolvimento: políticas públicas e coesão territorial.
O Curso integra duas visitas de estudo onde serão apresentados temas e debatidas problemáticas relacionadas com as paisagens, os patrimónios e os territórios fronteiriços entre Portugal e Espanha.
O Curso será certificado com 3 ECTS pela Universidade de Coimbra (UC) com apoio PRR. Será também creditado pela Universidade de Salamanca, através do Centro de Formácion Permanente, com 30 horas.
Este curso é coordenado por Rui Jacinto (CEI, CEGOT – Universidade de Coimbra) e María Isabel Martín Jiménez (Universidade de Salamanca).