Em Seia, de 8 a 15 de Outubro


Começa esta sexta-feira, 8 de Outubro, em Seia, o CineEco - Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela que traz para a discussão e reflexão temas pertinentes da actualidade ambiental e social, num total de 70 filmes em competição, mais 4 extracompetição, e um conjunto de actividades paralelas. A 28ª edição do Festival arranca com o cine concerto “BOUCING WITH THE KID”, apresentado por um colectivo de músicos da região centro - Cinematic Pocket Orchestra. A festa do cinema ambiental e social faz-se com 70 filmes em competição, mais 4 extracompetição, com entradas 100% gratuitas. O festival encerra, no dia 15 de Outubro, com a sessão extracompetição Fogo Fátuo, de João Pedro Rodrigues, com estreia marcada para estes dias nas salas de cinema portuguesas.
Na 28ª edição, o CineEco traz-nos à programação o denominado “cinema de emergência e de impacto”, o melhor da produção nacional e internacional, com enfoque nos grandes fenómenos climáticos que assolam o mundo. “Cinema de impacto” porque cria no espectador estímulos para a mudança de hábitos face às preocupações do mundo moderno, na medida em que todos devem fazer parte da solução.
A programação das competições conta ainda com 26 curtas internacionais e 11 Séries e Reportagens de TV, incluindo da ZDF e RTP, cujo júri é composto por Fernando Vasquez, do Fest de Espinho, Nuno Barros, da Lipor e Ana Melo, docente e investigadora da Universidade do Minho.
Na competição de Língua portuguesa há espaço para 4 longas, Águas de Pastaza, de Inês Alves; Se o mar deixar” de Pedro Aguilar, A mãe de todas as lutas, da realizadora brasileira Susanna Lira e a ficção Madalena, de Madiano Marcheti.
O Júri das competições de língua portuguesa constituído pelo realizador Bruno Lourenço, pela Diretora – Adjunta do TAGV, Luisa Lopes e por Adriana Neymer, Diretora do Festin – Festival de Língua Portuguesa, tem ainda 13 curtas de língua portuguesa para ver e votar e 5 curtas do Panorama Regional.
Para além das competições, o programa inclui um conjunto de actividades paralelas, onde se destaca um cine-concerto, exposições, apresentação de livros, performance de ecoteatro, e as Eco-Talks. Estas últimas, são conversas diárias de 50 minutos, em sistema híbrido, presenciais e com transmissão em directo online, para debater temas da actualidade do Cinema e do Ambiente, com oradores e moderadores convidados para o efeito.
Organizado pelo município de Seia ininterruptamente desde 1995, o CineEco tem o Alto Patrocínio do Presidente da República e do Departamento de Ambiente das Nações Unidas.