Autárquicas 2021

São sete os candidatos à presidência da Câmara da Guarda, nas eleições autárquicas deste ano, marcas para o dia 26 de Setembro. Na corrida estão Carlos Chaves Monteiro (PSD), Luís Couto (PS), Sérgio Costa (Pela Guarda - Movimento Independente), Pedro Narciso (CDS/PP), Honorato Robalo (CDU), Jorge Mendes (Bloco de Esquerda) e Francisco Dias (Chega).  PSD - Carlos Chaves MonteiroO PSD candidata o actual presidente de Câmara que, a meio do mandato, substituiu Álvaro Amaro entretanto eleito para o Parlamento Europeu.Carlos Chaves Monteiro nasceu na Guarda e tem 52 anos. Licenciou-se em Direito pela Universidade Lusíada de Lisboa, tendo exercido advocacia na Guarda de 1995 a 2013.A 29 de Setembro de 2013 foi eleito vereador Câmara Municipal da Guarda, tendo tomado posse a 19 de Outubro desse ano, tendo sido escolhido para Vice-Presidente.A 1 de Outubro de 2017 foi reeleito vereador da Câmara Municipal da Guarda, tendo tomado posse a 19 de Outubro, sendo nomeado vice-presidente por Álvaro Amaro. É presidente da Câmara da Guarda desde 11 de Abril de 2019.
PS – Luís CoutoLuís Couto é candidato independente pelo Partido Socialista, à presidência da autarquia. É natural da freguesia de Famalicão, Guarda e tem 63 anos. É licenciado em Serviço Social pelo Instituto Superior de Serviço Social de Coimbra. Foi vice-presidente do Instituto de Reinserção Social, entre Março de 2006 e Abril de 2007 e subdirector-geral da Direcção-Geral de Reinserção Social entre Maio de 2007 e Dezembro de 2012. Foi director do Estabelecimento Prisional da Guarda, entre Julho de 1998 e Março de 2006 funções que reassumiu no final de 2012 e onde se mantém actualmente.
Pela Guarda – Sérgio CostaSérgio Costa, de 45 anos, é natural Peso da Régua e apresenta uma candidatura independente à presidência da Câmara da Guarda. Tem Licenciatura em Engenharia Mecânica pelo Instituto Politécnico da Guarda, Pós-Graduação em Sistemas Públicos de Abastecimento de Água e Drenagem de Águas Residuais. É Técnico Superior na Empresa Água do Vale do Tejo, do Grupo Águas de Portugal. Em Setembro de 2013 foi eleito vereador na lista do PSD, liderada por Álvaro Amaro, à Câmara da Guarda, tendo sido reeleito em 2017. Com a saída de Álvaro Amaro da presidência da autarquia, Sérgio Costa assumiu a vice-presidência mas, por destituição de Carlos Chaves Monteiro, passou a vereador sem pelouros, em Março de 2020.
CDS – Pedro NarcisoA candidatura do CDS-PP à presidência da Câmara da Guarda é liderada por Pedro Narciso. O candidato reside na Guarda, tem 40 anos e é enfermeiro. Há quatro anos, Pedro Narciso tinha sido candidato à Junta de Freguesia da Guarda pelo CDS/PP.
CDU – Honorato RobaloHonorato Robalo vai defender as cores da CDU – PCP/PEV, no dia 26 de Setembro, como candidato à presidência da Câmara Municipal da Guarda. Enfermeiro no Hospital Sousa Martins da ULS Guarda e dirigente sindical, tem 51 anos e é natural de Gonçalo. É membro da direcção nacional do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses e membro da direcção da União dos sindicatos da Guarda/CGTP-IN. Foi membro da Concelhia da Guarda e da Direcção da Organização Regional da Guarda do PCP. Sob o lema de “Trabalho, Honestidade e Competência” o projecto autárquico que a CDU defende passa pela valorização dos trabalhadores, do serviço público municipal, defesa e valorização dos serviços públicos (valorização do Serviço Nacional de Saúde, defesa da Escola Pública e funções sociais do Estado), defesa da participação e do regular funcionamento dos órgãos autárquicos, garantia de acesso à fruição e criação cultural, valorização do transporte público, pelo direito à habitação, pela defesa do ambiente, defesa da regionalização e de uma verdadeira política de descentralização que promova o desenvolvimento da região.
BE - Jorge MendesJorge Mendes, professor e ex-presidente do Instituto Politécnico da Guarda, é a aposta do Bloco de Esquerda à presidência da Câmara Municipal da Guarda. Tem 64 anos é natural de Gouveia e reside na cidade da Guarda há 27 anos. O candidato do BE é natural de Gouveia, mas reside na cidade da Guarda há 27 anos.É doutorado em Políticas Públicas (Universidade de Aveiro), mestre em Administração Escolar (Universidade do Minho), licenciado em Matemática (Universidade de Lisboa) e pós-graduado em Gestão de Instituições do Ensino Superior (Universidade Politécnica da Catalunha) e em Ciências da Administração (Universidade do Minho).Foi eleito líder da Comissão Coordenadora Distrital do BE da Guarda, em Setembro de 2020 e foi o cabeça de lista do partido, pelo círculo eleitoral da Guarda, nas eleições legislativas de 2015 e de 2019. No Instituto Politécnico da Guarda foi presidente (2001- 2010), vice-presidente (1998 - 2001) e Provedor do Estudante (2010 - 2017).
CHEGA - Francisco DiasFrancisco Dias, de 61 anos, natural de Avelãs da Ribeira, é o candidato do Chega à presidência da Câmara da Guarda, nas eleições autárquicas. Estudou na Escola S. Pedro em Alcântara, Escola Francisco de Arruda, Liceu D. João de Castro e ISE (Instituto Superior de Economia), todas em Lisboa. É licenciado em Gestão de Empresas e técnico superior na Câmara Municipal da Guarda. Apresenta-se como “candidato à Camara Municipal da Guarda por um partido que defende os cidadãos comuns, sem dogmas ou ideologias pré-definidas, que quer romper com os sucessivos poderes podres instituídos, e sempre a mesma maneira de fazer política”.