Guarda


O SIAC - Simpósio Internacional de Arte Contemporânea Cidade da Guarda, que teve a primeira edição em Maio e Junho de 2016, é para continuar. A garantia foi deixada pelo Presidente da autarquia, no final da reunião de Câmara desta segunda-feira, 13 de Junho. Sérgio Costa disse que o executivo está a aguardar que os serviços técnicos da autarquia “façam chegar uma proposta coerente e bem definida” para dar continuidade a um projecto que já trouxe largas dezenas de artistas internacionais à Guarda. E acrescentou: “O SIAC há-de ter a sua continuidade e no futuro iremos revisitar o seu modelo”.
Sérgio Costa tinha sido questionado pelo vereador do PSD, em relação ao futuro do SIAC. Durante a reunião, Carlos Chaves Monteiro tinha perguntado se o actual executivo pretendia acabar com o SIAC, “mais um projecto que não teve sequência e que já era uma referência na região”. Para Carlos Chaves Monteiro, com as últimas eleições “foi cortado um ciclo de dinamismo cultural” na Guarda. Considerou que “a Guarda vai empobrecendo cada dia, cada mês que passa, sem ideias novas e sem dar sequência ao que vem de trás”.
Resultante de uma determinação em afirmar a cidade mais alta como polo dinamizador da cultura transfronteiriça, o Simpósio Internacional de Arte Contemporânea Cidade da Guarda pretendeu fazer da sua localização geoestratégica a grande mais-valia das dinâmicas de cooperação com o país vizinho, no que às artes diz respeito.
O Simpósio Internacional de Arte Contemporânea Cidade da Guarda é organizado pelo Município da Guarda, através do Museu, e tem por base exposições, produção de arte ao vivo e formação artística. Recorde-se que o SIAC foi criado em 2016 para estimular a proximidade entre artistas e público, promovendo também o envolvimento especial da comunidade educativa.