JMJ Lisboa 2023


O Comité Organizador Diocesano da Guarda da Jornada Mundial da Juventude (COD Guarda) deu a conhecer as opções que propõe aos jovens para que se possam inscrever na JMJ Lisboa 2023.
O COD Guarda dá conta da importância da participação na JMJ 2023 enquanto diocese e, por isso, aponta como desejável que os jovens da diocese se inscrevam através do site COD Guarda, “por meio do link correspondente à ficha de inscrição do seu Comité Organizador Arciprestal, que numa lógica de proximidade será quem acolhe as inscrições de cada jovem”. Depois, o Comité Organizador Arciprestal fará chegar ao COD Guarda cada uma das inscrições e respectivos comprovativos de pagamento a fim de ser o COD Guarda a realizar as inscrições na plataforma oficial da JMJ Lisboa 2023.
O COD Guarda definiu como idade mínima para participação na JMJ Lisboa 2023 a idade de 14 anos completados à data de 1 de Agosto de 2023. Por outro lado, os jovens menores de 18 anos inscritos para participar na JMJ deverão fazer-se acompanhar de declaração de autorização parental.
O COD Guarda apresenta três modalidades de inscrição para a participação na JMJ: Pacote A1 (valor: 245 euros) - semana completa, com alojamento, com alimentação e com transporte de e para Lisboa; Pacote A2 (valor: 215 euros) - semana completa, sem alojamento, com alimentação e com transporte de e para Lisboa; Pacote B1 (valor: 135 euros) - fim-de-semana completo, com alojamento, com alimentação e sem transporte de e para Lisboa.
Ao valor de cada uma das modalidades, é acrescido o valor de 10 euros que corresponde à Contribuição para o Fundo de Solidariedade, sendo que cada jovem poderá contribuir com mais, se quiser.
No que concerne ao pagamento do valor de inscrição mais valor de Contribuição para o Fundo de Solidariedade o COD Guarda propõe o seguinte como modalidades de pagamento: Para usufruir dos 10% de desconto, o valor deve ser pago na totalidade até 26 de Dezembro de 2022; Para usufruir dos 5% de desconto, o valor deve ser pago na totalidade até 10 de Março de 2023; Pagamento na totalidade após o dia 10 de Março de 2023, não beneficiará de qualquer desconto; O pagamento pode realizar-se em duas prestações - 50% no acto da inscrição e os restantes 50% até 30 de Abril, sem qualquer desconto.
A data limite das inscrições via COD Guarda termina no dia 30 de Abril.
Para participação dos jovens inscritos da diocese da Guarda na JMJ, o COD Guarda está a envidar esforços para assegurar o transporte comum, gratuito ou a preço simbólico, a partir de alguns lugares da diocese em direcção a Lisboa e regresso de Lisboa no final da JMJ.
Recorde-se que as inscrições para a Jornada Mundial da Juventude, Lisboa 2023, de 1 a 6 de Agosto, já se encontram abertas desde o dia 23 de Outubro e contaram com o Papa Francisco como primeiro peregrino a inscrever-se.