Instalações no Instituto Politécnico da Guarda


Vai nascer no centro do país o Polo do Observatório Nacional do Envelhecimento (ONE), o primeiro na região. O espaço foi inaugurado esta terça-feira, no Instituto Politécnico da Guarda, com a presença da Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho.
Este novo Polo, o primeiro a ser inaugurado fisicamente, representa uma aposta do Observatório Nacional do Envelhecimento e da Academia das Beiras, em aproximar a região do interior, onde o envelhecimento populacional será o desafio da década.
O Observatório Nacional de Envelhecimento é coordenado pelo Algarve Biomedical Center (ABC), pela NOVA Medical School da Universidade Nova de Lisboa e pela Universidade do Porto, e pretende dinamizar a colaboração entre instituições públicas, privadas e sociedade civil para o estudo do envelhecimento. Fazem ainda parte do projecto vários parceiros e entidades públicas e privadas.
O Observatório Nacional do Envelhecimento tem como objectivo promover a investigação e conhecimento que permitam avaliar e desenvolver o envelhecimento activo e saudável, adequando as prioridades e avaliando as políticas públicas nas várias áreas impactantes no envelhecimento, principalmente na área social, do trabalho, da saúde, da transição para a reforma, da educação e da formação ao longo da vida, da participação cultural e cívica em função do território, das necessidades e das dinâmicas da população.
Numa altura em que existe um investimento considerável em Portugal, com o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e o P2030 a criar as oportunidades para uma significativa melhoria da qualidade de vida da população, é de extrema importância a avaliação das políticas de envelhecimento, visando maximizar os benefícios para todos os portugueses.