Centro de Estudos Ibéricos


O CEI - Centro de Estudos Ibéricos promoveu a quinta edição dos Encontros “Imagem e Território: Fotografia sem Fronteiras”, de 21 a 24 de Abril, na Guarda.
Integrados no projecto “Transversalidades – Fotografia sem Fronteiras” estes encontros resultam do envolvimento activo do CEI na cooperação territorial e no seu comprometimento com os territórios de baixa densidade, visando, através da Imagem, dinamizar a cooperação e a inclusão dos territórios, rompendo com a exclusão e invisibilidade a que estão votadas vastas regiões do país e do mundo.
A quinta edição do encontro incluiu a inauguração de 20 exposições de fotografia em vários locais. O Centro de Estudos Ibéricos explicou que as exposições têm como “âncoras” o Teatro Municipal da Guarda (TMG), o Museu, o Paço da Cultura e a Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço (BMEL).
O programa da edição de 2022 do “Imagem & Território – Fotografia sem Fronteiras” incluiu, para além das exposições, debates, mostras de fotografia, o lançamento de publicações e a realização de um roteiro fotográfico.
As exposições, que ficam patentes até final de Maio, encontram-se na Galeria de Arte do TMG (“Transversalidades: Fotografia sem Fronteiras – 2021”, na Galeria Evelina Coelho – Paço da Cultura (“Fragmentos de um retrato de Portugal” – José Saramago), no espaço E#4 – Paço da Cultura (“Gramática do instante e do infinito” – José Eduardo Agualusa), no Museu (“Ruralidades” – Jorge Bacelar e “Uma longa jornada” – Alberto Prieto), no Edifício Polifónico do TMG (“Rumores do Mundo: Pessoas, Lugares, Outros Olhares – 2021”) e na BMEL (“O mais comprido Museu do Mundo – Álvaro Domingues, Duarte Belo, Valter Vinagre, Daniel Malhão, Nuno Cera, Paulo Catrica – curadoria de Pedro Campos Costa e Eduardo Costa Pinto).
As mostras também se estendem à Unidade Local de Saúde (“Sinais de um mundo em mudança” – participantes no concurso Transversalidades), ao Café Concerto do TMG (“Anverso” – Jorge Pena), ao Instituto Politécnico (“Transversalidades. Diálogos imagéticos entre Portugal e o Brasil – participantes Transversalidades), à Casa da Cultura de Famalicão da Serra (“Guarda: Património Cultural Local” – Fotoclube da Guarda), ao Centro de Recursos Partilhados de Trinta (“Ambiente e ruralidade” – Fotoclube da Guarda), à Escola Profissional (“Paisagens e narrativas imagéticas – participantes Transversalidades), à Escola Secundária Afonso de Albuquerque (“Imagem, conhecimento e sociedade – participantes Transversalidades), à Escola Secundária da Sé (“Lusografias: Transversalidades Atlânticas – participantes Transversalidades) e aos Bombeiros Voluntários (“A Ibéria na Rota do Mundo – participantes Transversalidades).
Também integram a iniciativa a Aldeia de Crianças SOS da Guarda (“Paisagens naturais e humanas – participantes Transversalidades), a CERCIG (Paisagens, Biodiversidade e Património cultural” – participantes Transversalidades), a Escola Regional Dr. José Dinis da Fonseca (“Uma viagem ao redor da Terra” – participantes Transversalidades), a Praça Luís de Camões (“Outros Mundos. Viagem pelo sistema solar” – Michael Benson) e a Câmara Municipal da Guarda/Ponto de Informação (“Imagem & Território: Fotografia sem Fronteiras)”.
O programa do evento também incluiu o lançamento do catálogo “Transversalidades – Fotografia sem Fronteiras 2021” e da obra “Território & Imagem. Textos de fronteira”, de Jorge Gaspar.