“O Clube de Montanhismo continua a ter um papel preponderante no montanhismo português, pelo seu passado, com o contributo dado na formação, no desenvolvimento de actividades e na divulgação das zonas de montanha”

Deolinda Maria Pires Pina, Presidente do Clube de Montanhismo da Guarda é natural de Espedrada- Freixedas.Estudou na Escola Secundária Afonso de Albuquerque, Instituto Politécnico da Guarda e Universidade da Beira Interior.Nos tempos livres gosta de praticar desporto, ouvir música e conviver com amigos.A GUARDA: O Clube de Montanhismo da Guarda assinalou 40 anos de fundação. Quais as principais iniciativas que marcaram esta efeméride?
Deolinda Pina: O Clube tinha previsto a realização de um conjunto de iniciativas para assinalar o seu 40º aniversário, dadas as circunstâncias do confinamento decretas pelo governo, não foi possível a sua concretização. No entanto, e dada a importância da data, criamos um evento online, dirigido aos sócios, onde se falou do passado, presente e do futuro, através do relato de recordações, da troca de opiniões e sugestões para os desafios que se nos deparam. Aproveitámos a oportunidade para fazer um brinde e deixar em aberto a realização de um conjunto de actividades a programar no futuro, tais como um Simpósio sobre Montanhismo, Encontro Nacional de Escaladores e uma Exposição Comemorativa. Após esta data conseguimos homenagear os sócios que completaram 25 anos de vida associativa, no jantar de aniversário realizado no dia 25 de Junho de 2021 depois da Reunião da Assembleia Geral.
A GUARDA: Não é muito habitual ver uma mulher à frente de uma associação desta natureza. O que é que a levou a aceitar este desafio?
Deolinda Pina: Sendo sócio fundadora do clube e integrando os órgãos sociais desde o início, quando me foi lançado este repto, pelo anterior Presidente, ainda hesitei. Era uma grande responsabilidade e exige muita disponibilidade, mas, a paixão que sinto pelo clube, pela montanha, pela Guarda, o bom relacionamento com os elementos que integravam a equipa e o apoio dos sócios, levou a que eu aceitasse este desafio.
A GUARDA: Quantos sócios integram o Clube de Montanhismo da Guarda?
Deolinda Pina: O universo dos sócios do Clube de Montanhismo ultrapassa os 400 associados, no entanto com quotas actualizadas o número atinge os 200 sócios.
A GUARDA: O que é que define um sócio do Clube de Montanhismo da Guarda?
Deolinda Pina: Os sócios do clube são pessoas com grande gosto pela Montanha, natureza e ar livre, que procuram desafios, aventura e a superação das suas capacidades físicas, psicológicas e emocionais, oriundos dos mas diversos pontos do país, de diferentes estratos sociais e níveis etários. Ainda que muitas das actividades se realizem de forma individual, o gosto pelo convívio, partilha, amizade e trabalho de grupo, são valores que preservamos, incutimos e desenvolvemos.
A GUARDA: Podemos dizer que o Clube de Montanhismo da Guarda é uma referência a nível nacional?
Deolinda Pina: Sem dúvida que o Clube de Montanhismo continua a ter um papel preponderante no montanhismo português, pelo seu passado, com o contributo dado na formação, no desenvolvimento de actividades e na divulgação das zonas de montanha em Portugal e no estrangeiro. No presente, pelas actividades desenvolvidas, pelo número de praticantes e modalidades abordadas; Pedestrianismo, Montanhismo/Alpinismo, Escalada, Actividades Náuticas, BTT, Trail, e Actividades com Enquadramento Federativo. De salientar ainda, que o maior Alpinista Português de todos os tempos, João Garcia, iniciou a sua prática de montanha com o Clube, o que nos torna nume referência, para todos em geral e para os mais novos em particular.É um privilégio e uma mais valia para  nós o João Garcia  fazer parte do nosso rol de sócios.A GUARDA: O que é que faz da Travessia Invernal do Maciço Central – Serra da Estrela uma das iniciativas mais concorridas do Clube de Montanhismo?
Deolinda Pina: Pela sua história - é uma actividade que se realiza desde os primórdios do clube e foi sempre muito participada.Pelo local e época do ano – esta actividade realiza-se no Planalto Central da Serra da Estrela, passando por locais míticos como o Curral Martins, Barros vermelhos, Cume, Charcas, Salgadeiras, Cântaro Gordo, Covão Cimeiro e Covão D’Ametade, na maior parte das vezes realizada com neve e gelo.Pela exigência técnica e física – Distância percorrida, duração, tipo de terreno e condições climatéricas.Alguns dos sócios inscrevem-se porque é o início das actividades de montanha e como preparação para as seguintes, outros inscrevem-se porque ouviram falar do percurso e dos lugares maravilhosos que se visitam e avistam.
A GUARDA: Que outras actividades estão programadas, para este ano, o Clube de Montanhismo?
Deolinda Pina: A nível do Pedestrianismo estão programadas 12 marchas distribuídas por diversos pontos da região e do país. Estão programas 10 Travessias de Montanha, sendo 4 delas em Serras Espanholas. A escalada desenvolve-se semanalmente na parede indoor do Pavilhão de S. Miguel. Quando as condições climatéricas o permitem vamos para a rocha, escola de escalada do Caldeirão ou Penha Garcia. Os escaladores participam regularmente nas provas da FPME.  Está prevista a realização de um encontro de escaladores no dia 23 de Outubro.No BTT temos previsto a realização de três travessias e a participação no campeonato de OriBtt, da ACBI e a realização de mais uma edição da Invernal de BTT – Cidade da Guarda no dia 27 de Novembro.Nas actividades náuticas estão previstas três descidas de Rio e um encontro de multiactividades.Realização de uma prova de trail, de âmbito Nacional, ainda sem data marcada. Participação em corridas de orientação, da responsabilidade da Federação Portuguesa de Orientação.
A GUARDA:O que falta fazer para divulgar e promover os trilhos existentes no concelho da Guarda?Deolinda Pina: A divulgação dos trilhos existentes no concelho da Guarda é uma pretensão e preocupação do Clube, consideramos uma mais valia para a divulgação do património ambiental e paisagístico da Guarda a realização de actividades nos trilhos marcados. Sendo também uma excelente oportunidade de trazer gente de fora da região.Este ano daremos início às actividades de Pedestrianismo, no próximo dia 23 de Janeiro, com a realização de uma caminhada em Videmonte - Rota da Cabeça Alta.