Actividades nos concelhos de Guarda, Celorico da Beira, Gouveia, Fornos de Algodres e Vila Nova de Foz Côa


Os concelhos de Guarda, Celorico da Beira, Gouveia, Fornos de Algodres e Vila Nova de Foz Côa integram a programação do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, que se celebra a 18 de Abril.
Na Guarda, o Museu promove as seguintes actividades para assinalar a data: Visita à exposição temporária ‘Conhecer a Romanização das Terras Beirãs’; Oficina sobre ‘Conhecer a Romanização das Terras Beirãs’; Visita guiada à Sé da Guarda - ‘Conhecer a Sé’; Visita guiada ao Centro Histórico da Guarda - ‘Conhecer o Centro Histórico’; Exibição do filme ‘Meio século, Ontem e Hoje’ de João Pires, no Auditório do Museu da Guarda - ‘Conhecer a Aldeia da Arrifana’; Visita Teatralizada - ‘Explorar a História das três Sés da Guarda’; ‘Sé da Guarda - Intervenção de manutenção na igreja - Reabilitação dos sinos’; Concerto de música barroca na Sé da Guarda.
Em Celorico da Beira, a Câmara Municipal promove visitas guiadas ao Centro Histórico Celorico/Estação Arqueológica S. Gens. A Rota do Património levará os participantes numa caminhada que tem por finalidade congregar a passagem por diferentes patrimónios, desde o edificado, arqueológico e etnográfico.
Em Fornos de Algodres, a Câmara Municipal e o Agrupamento de Escolas de Fornos de Algodres promovem uma visita cultural aos dois tipos de moinho existentes no Município, o Moinho de Água da Matança e Moinho de Vento de Maceira
No concelho de Gouveia, Câmara Municipal organiza visitas guiadas, para grupos com mais de 10 elementos ao Bairro do Outeiro.
No concelho de Vila Nova de Foz Côa as actividades decorrem em Freixo de Numão s são organizadas pelo Museu da Casa Grande com a participação e apoios da ACDR de Freixo de Numão. Está prevista, no Museu da Casa Grande, uma sessão de música de intervenção com destaque para o grupo Brigada de Intervenção Cultural.
O Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, que este ano tem como tema “Conhecer, Explorar, Partilhar”, pretende promover os monumentos e sítios históricos e valorizar o património português, ao mesmo tempo que tenta alertar para a necessidade da sua conservação e protecção.