Guarda assinala 823 aniversário de Foral


O Município da Guarda celebra aniversário de foral da cidade da Guarda dando especial destaque à Economia e à importância das empresas para o desenvolvimento e sustentabilidade do concelho e à consequente criação de novos postos de trabalho. Neste aniversário serão inaugurados vários espaços empresariais na cidade e assinadas escrituras de lotes da Plataforma Logística (ver entrevista).
O programa de comemorações começa às 9.00 horas, com a deposição de uma coroa de flores na estátua de D. Sancho I, na Praça Velha, com Guarda de Honra pelo Exército – Regimento de Infantaria nº 14. Segue-se a cerimónia do Hastear da Bandeira, ao som do hino nacional interpretado pela Banda Filarmónica de Famalicão da Serra e com a Guarda de Honra pela GNR; pelas Corporações dos Bombeiros da Guarda, Gonçalo e Famalicão da Serra e por vários agrupamentos da Guarda dos Escuteiros.
A Sessão Solene, na Sala Antonio de Almeida Santos, nos Paços do Concelho, terá como convidados especiais os presidentes das cidades geminadas de Béjar, Safed e Waterloo e também do ministro da Economia e do Mar, António Costa Silva.
Na sessão serão ainda atribuídas medalhas de mérito municipal – Grau Prata à Fundação José Carlos Godinho e ainda a Cunha Rasteiro e a Virgílio Mendes Ardérius e a título póstumo a Laurindo Prata e Manuel Geada Pinto.
O programa continua no Jardim José de Lemos com Demonstração de Meios das forças militares e de segurança que participaram na cerimónia do Hastear da Bandeira, e também da Cruz Vermelha Portuguesa.
Durante a tarde, com a presença do ministro do Economia e do Mar, serão inauguras as instalações da empresa Remarkable na Plataforma Logística da Guarda e do Centro Tecnológico do Centro Histórico, espaço do Município que acolhe várias empresas do Ramo tecnológico como a TRH e a NTT, bem como da multinacional Air Liquide Portugal, nesta fase inicial. No mesmo espaço serão também assinadas as escrituras dos lotes da Plataforma Logística com as Empresas Magnoliathunder, Lda e Glacierignition, Lda.
O Programa continua com o descerrar de placas de toponímia de homenagem a título póstumo a D. Martinho Pais, a Tiago Gonçalves e a Laurindo Prata.
Neste dia de aniversário também terá lugar a Invernal de BTT, bem como o concerto de Teresa Salgueiro no Teatro Municipal da Guarda.
As comemorações não se restringem ao dia de aniversário da cidade, 27 de Novembro, e têm início esta quinta-feira, dia 24, com a homenagem, a título póstumo, a João Mendes Rosa, antigo coordenador do Museu e mentor do SIAC, falecido em 2021. O Museu da Guarda passará, a partir deste dia, a designar a sua sala de exposições temporárias como Sala João Mendes Rosa. Segue-se o lançamento do número 43 da Revista Cultural Praça Velha.
No dia 25, na Biblioteca Municipal, o Centro de Estudos Ibéricos promove o Seminário “Leituras de Eduardo Lourenço”.
De 25 a 27 de Novembro decorre, nas Piscinas Municipais, o Torneio Internacional Feminino de Polo Aquático Cidade da Guarda que terá como participantes equipas de Portugal, Ucrânia Inglaterra e Croácia.
No dia 26 de Novembro, é anunciado o vencedor do Concurso Bola Parda da Guarda.
Ainda no sábado, à noite, decorrerá a Serenata Monumental “Fado ao Centro” que traz os fados de Coimbra às escadarias da Sé da Guarda.