Prémios serão entregues a 9 de Julho


O 14º Concurso de Vinhos da Beira Interior, promovido pela Comissão Vitivinícola da Região da Beira Interior, aconteceu na segunda e terça-feira, 27 e 28 de Junho, no Solar do Vinho da Beira Interior, na Guarda.
A edição de 2022 contou com a participação de 84 vinhos, entre vinhos tintos, brancos e rosados, vinhos espumantes e vinhos frisantes, certificados como DOC Beira Interior ou como IG Terras da Beira, das colheitas efectuadas entre os anos de 1999 a 2020 inclusive.
Estiveram a concurso 29 produtores, com cada participante a poder apresentar até 4 vinhos, desde que obrigatoriamente um deles fosse um vinho branco. Caso não fosse apresentado qualquer vinho branco a concurso, o número máximo era de 3 vinhos por produtor.
O Júri, Presidido pelo Crítico Aníbal Coutinho, foi composto por mais 16 especialistas, (8 mulheres e 8 homens), todos especialistas nesta área. Este evento foi realizado nos moldes tradicionais de “prova cega”.
Também foi realizada a escolha no Feminino com o objectivo evidenciar o papel importantíssimo que a Mulher tem na sociedade em geral e no sector do vinho em particular. Serão entregues para além das habituais distinções, Melhor Imagem a Concurso; Melhor Vinho a Concurso no Feminino, Melhor Imagem a Concurso no Feminino.
Os prémios serão apresentados numa Cerimónia de Entrega de Prémio no dia 9 de Julho, na Largo das Feiras, em Vila Velha do Ródão.