As motivações da equipa “Fast One”


Os alunos da Escola Secundária/3.º ciclo Afonso de Albuquerque, na Guarda, estão a participar no concurso “Fl in School” homologado pelo projecto Pense Indústria i4.0, promovido pelos Centros Tecnológicos.
O Jornal A GUARDA falou com a equipa “Fast One”, constituída pelos alunos Carlos Xavier, Letícia Nascimento, Beatriz Martins, Júlio Félix, Simão Rocha e Rafael Silva.
Estes alunos estão a ser acompanhados pelo Professor Victor Madeira de Matos.
Carlos Xavier, líder de equipa, adiantou que os elementos que fazem parte da equipa Fast One são naturais da Guarda e frequentam a Escola Secundária Afonso de Albuquerque. Quanto à escolha do nome para a equipa, explicou que “nasceu com base nas nossas metas, sermos os mais rápidos e os primeiros”. E acrescentou: “Apesar de ser o nosso primeiro ano, acreditamos que com trabalho e dedicação conseguimos alcançar as nossas intenções no projecto F1 in Schools”.
Marcar a diferença e dinamizar tanto a escola como as empresas envolvidas da Guarda, no projecto, são os grandes objectivos da equipa Fast One.
“Estamos a desenhar o carro e preparar tudo para o maquinar em conjunto com Fab Lab do Instituto Politécnico da Guarda”, disse Carlos Xavier, ao Jornal A GUARDA. E acrescentou: “O objectivo é passar a fase regional que está marcada para o dia 3 de Junho, em São João da Madeira, e chegar à fase nacional”.
No dia da prova, os carros, movidos pelo disparo de uma botija de dióxido de carbono comprimido, partem do início de uma pista específica em linha recta (com 20 metros), pista esta já equipada para contar o tempo a partir do momento em que o carro parte até ao momento em que cruza a linha de meta. Esta competição põe ainda à prova tanto a capacidade empreendedora dos participantes (os apoios que obtiveram, a publicidade que fizeram à equipa, etc.) como a sua capacidade oral.
O Projecto F1in Schools é uma competição nacional para estudantes com idade compreendidas entre os 9 e os 19 anos, no qual, grupos de 3 a 6 pessoas criam “empresas/equipas para competir numa pista de corrida em miniatura.
Além da projecção do carro, os competidores precisam também de pensar em marketing, patrocínios e plano de negócios, aspectos que são utilizados como critérios de avaliação na competição.
A angariação de patrocínios junto das empresas locais é uma das áreas que o júri considera importante para o desenvolvimento de competências sociais e empreendedoras, que são valorizadas neste concurso.
Carlos Xavier está confiante na equipa que o acompanha e acredita que, com a ajuda do Fab Lab do Instituto Politécnico da Guarda e de todos os patrocinadores, vão conseguir dar corpo ao projecto de um protótipo capaz de competir com todos os outros.
Actualmente este concurso já abrange 34 países, pondo à prova a capacidade de estudantes do ensino secundário para formar equipas cuja estrutura é idêntica à de uma equipa profissional de Fórmula 1, equipas nas quais cada um tem a sua função mas todos são imprescindíveis para a concretização do projecto. Estas equipas competem aos níveis regional, nacional e mundial, com a colaboração de vários Centros Tecnológicos.