Semana de Oração pelas Vocações convida a trocar “o instante pelo eterno”

Igreja

Está a decorrer até Domingo, 30 de Abril a Semana de Oração pelas Vocações 2023 que tem como tema ‘Troquemos o instante pelo eterno’.
A Comissão Episcopal Vocações e Ministérios partilhou os diversos subsídios publicitários, como o cartaz e a pagela, catequéticos, a sugestão de uma aula para a disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) e os diversos testemunhos.
Nos testemunhos, gravados em vídeo, – famílias, religiosas consagradas e membros de institutos seculares, uma leiga e um padre, o reitor do Seminário Maior de Coimbra -, partilham como trocam o instante pelo eterno.
Os materiais para a celebração desta Semana das Vocações em Portugal, este ano, foram elaborados pelo Secretariado Diocesano da Pastoral das Vocações de Coimbra, que preparou também subsídios litúrgicos, nomeadamente, os mistérios do Rosário, a vigília, a oração e as preces.
No site da Comissão Episcopal Vocações e Ministérios também se pode ouvir o cântico ‘À luz da luz’, letra Hino de Hora Intermédia, com o convite ‘Troquemos o instante pelo eterno’, e música de José Rebola, músico conimbricense vocalista dos ‘Anaquim’, que foi gravado pelo coro do Comité Organizador Diocesano de Coimbra (COD) para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2023.
O novo presidente da Comissão Episcopal das Vocações e Ministérios, D. Vitorino Soares, considera que este sector da pastoral exige uma “reflexão profunda” para se encontrar “novos caminhos”.
“Descobrir o que fazer perante a nova realidade, particularmente das vocações e, fundamentalmente, seminários, uma questão que preocupa sempre”, disse D. Vitorino Soares, bispo auxiliar do Porto.
O reitor do Seminário Maior da diocese nortenha foi eleito presidente da Comissão Episcopal das Vocações e Ministérios na assembleia plenária da Conferência Episcopal Portuguesa, realizada em Fátima de 17 a 20 deste mês.
“Para uma nova realidade temos de encontrar pistas diferentes e descobrir o que fazer e para onde caminhar”, considera D. Vitorino Soares.

Notícias Relacionadas