Vaticano
No Domingo, 20 de Outubro, o Papa presidiu à Missa pelo Dia Mundial das Missões, desafiando os católicos a ir ao encontro de todos, sem excluir ou julgar.
“Vai com amor ao encontro de todos, porque a tua vida é uma missão preciosa: não é um peso a suportar, mas um dom a oferecer. Coragem! Sem medo, vamos ao encontro de todos”, disse, na homilia da celebração que decorreu na Basílica de São Pedro.
No dia que a Igreja Católica dedica, anualmente, à dimensão missionária das suas comunidades, o Papa Francisco sublinhou o valor da oração e lamentou as “maledicências e boatos que poluem”. A celebração contou com a presença de vários participantes no Sínodo especial para a Amazónia, que decorre no Vaticano até 27 de Outubro.
A homilia apresentou a Missão como uma “vida de serviço”, com tempo para Deus e para os outros.
Mais tarde, na recitação do ângelus, o Papa deixou votos de que o Dia Mundial das Missões ajude todos os baptizados a “tomar maior consciência da necessidade de cooperar no anúncio do Reino de Deus”.
A Igreja Católica vive em Outubro de 2019 um Mês Missionário Extraordinário, convocado pelo Papa Francisco no centenário da carta apostólica ‘Maximum illud’, de Bento XV, o qual pediu que a missão fosse “purificada de qualquer incrustação colonialista” e das “políticas expansionistas das nações europeias”.