Papa manifestou preocupação com os incêndios na Amazónia

Vaticano

O Papa manifestou preocupação com os incêndios que atingem a Amazónia, sublinhando que os problemas na região têm um impacto global. “Estamos todos preocupados pelos vastos incêndios que deflagraram na Amazónia. Rezemos para que, com o compromisso de todos, sejam dominados o mais rapidamente possível. Este pulmão de florestas é vital para o nosso planeta”, referiu numa intervenção sublinhada pelos presentes na Praça de São Pedro com uma salva de palmas, após a recitação dominical, de 25 de Agosto, da oração do ângelus.
O número de incêndios no Brasil aumentou 83% este ano, em comparação com o período homólogo de 2018, com 72 953 focos registados até 19 de Agosto, sendo a Amazónia a região mais afectada. Esta é a maior floresta tropical do mundo e possui a maior biodiversidade registada numa área do planeta, incluindo territórios do Brasil, Peru, Colômbia, Venezuela, Equador, Bolívia, Guiana, Suriname e Guiana Francesa. A 17 de Junho, o Vaticano denunciou, num novo documento sobre a Amazónia, a exploração levada a cabo por interesses económicos que ameaçam o “pulmão do planeta” e os direitos dos povos indígenas.
No último Domingo, 25 de Agosto, o tema voltou a ser referido no encontro de oração com milhares de peregrinos, num momento em que vários líderes internacionais e religiosos se têm manifestado sobre a vaga de incêndios na Amazónia.

Notícias Relacionadas