As notícias do distrito da Guarda e da região interior centro

Levantar-se e pôr-se a caminho…

DOMINGO II DO ADVENTO
 
A Liturgia da Palavra deste segundo domingo do advento, ajuda-nos a refletir sobre aquele que prepara o caminho do Messias que está prestes a chegar e também sobre os apelos que nos são feitos para fundamentarmos a nossa esperança precisamente n’Aquele que vem e sobre Ele repousará o Espírito do Senhor.
Por isso a atitude a tomar, é levantarmo-nos e seguir o caminho para que o encontro seja o momento em que culminam as vicissitudes da caminhada concretizada. Assim a postura neste tempo do advento que cada um de nós deve ter é tomar a decisão de levantar-se para se pôr a caminho, porque no caminho somos animados pelos exemplos de Isaías, o profeta messiânico, nos apresenta numa perspetiva de um tempo novo em que a harmonia das criaturas será o fundamento em que seremos instruídos pelo exemplo e pelos escritos do passado para termos os mesmos sentimentos que havia em Cristo Senhor e em que a nossa consciência é fortalecida para o arrependimento e conversão que nos tornam membros do reino de Deus que está próximo. 
Então esta atitude, de nos levantarmos e pormo-nos a caminho, faz com que a nossa condição seja a de Peregrinos e por isso, assumir a condição de Peregrinos, é estar consciente que no caminho há momentos de debilidade, de cansaço e de dúvida. – Como devemos encarar estes momentos? Tal como nos diz a sabedoria dos mais experimentados pela vida, é necessário parar, pensar, rezar e assim dar passos firmes para ultrapassar esses momentos e atingir os objetivos.
Ser Peregrinos no caminho do Advento é agarrar a esperança que nos faz acreditar em tempos novos que surgirão da encarnação e nascimento da criança que nos dá a conhecer a vontade de Deus, isto é, a Salvação. É por essa Salvação que peregrinamos nos caminhos da nossa existência terrena com o sentido da plenitude que em Deus será alcançada. 
Então todos nós somos chamados a valorizar a dimensão comunitária do caminho a percorrer, sabendo que posso incentivar alguém que vai mais cansado, ou a alegria do cântico que nos une nos trilhos da vida que dá sentido à comunhão de ideais e ao lema de vida, a união faz a força.
Levantar-se e pôr-se a caminho é a atitude de quem se dá conta da sua fraqueza e procura o perdão, é a atitude de quem reconhece o seu pecado e procura a reconciliação e como consequência desta atitude prepara os Caminhos do Senhor endireitando as Suas veredas, concretizando o apelo de João Batista que pedia ações concretas e não apenas boas intenções.
Assim, neste tempo do Advento, tomemos a decisão de fazer ações concretas que preparem os Caminhos do Senhor, na nossa família, na nossa comunidade e na nossa paróquia: Rezar em família pelas famílias que estão em sofrimento, dar um pouco do nosso tempo numa visita a alguém que está sozinho ou a alguém que já não vemos há muito tempo, demonstrar a nossa disponibilidade na liturgia ou na ação caritativa na Paróquia.
 
Ler também:  "No coração da esperança"

Notícias Relacionadas