Um grupo de 32 jovens da Diocese da Guarda, a que se juntam os seis vencedores do Festival Diocesano da Cancão Jovem e respectivas famílias, vão participar no ‘Rejoice’, um encontro nacional da juventude, que vai ter a primeira edição nos dias 19 e 20 de Outubro, em Lisboa.
O ‘Rejoice’ tem lugar na pala do Pavilhão de Portugal, no Parque das Nações, em Lisboa, e comemora o primeiro aniversário da edição internacional da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) em Portugal, realizada de 1 a 6 de Agosto de 2023, na capital portuguesa.
O ‘Rejoice’ começa com o Festival da Juventude, a partir das 15.00 horas, de 19 de Outubro, com a atuação de Guilherme Peixoto, o padre DJ, segue-se o Festival Nacional Jovem da Canção Cristã, com a atuação de grupos/bandas de “15 dioceses”, e o concerto do cantor Matay.
No Festival Nacional Jovem da Canção, a Diocese da Guarda será representada pelo Grupo ‘6 por 12” que venceu o Festival Diocesano da Canção Jovem da Diocese da Guarda realizado no dia 21 de Setembro, no auditório da Casa de Saúde Bento Menni, na Guarda.
O Grupo ‘6 por 12’ é constituído por alguns dos membros do ‘Guarda Nova’, um novo grupo de jovens que nasceu na Jornada Mundial da Juventude, Lisboa 2023, e que reúne regularmente na cidade da Guarda.
“Enquanto grupo de jovens, temos tido momentos variados durante este primeiro ano: entre nós, têm sido sobretudo momentos de reflexão e partilha, de voluntariado; e juntamente com outros jovens e outros grupos, e porque a JMJ também nos deu maior sentido de pertença à Igreja, temos participado nas várias atividades proporcionadas pelo DPJUV – Departamento da Pastoral Juvenil Universitária e Vocacional da Diocese da Guarda: campo de férias, voluntariado, dia diocesano da juventude, peregrinação a Taizé e, mais recentemente, alguns dos membros do nosso grupo participaram no festival diocesano da canção jovem, e o grupo vencedor na diocese da Guarda é formado totalmente por elementos do nosso grupo e, com muito orgulho, vai agora ao festival nacional representar a Guarda por ocasião do REJOICE”, explicou o grupo ‘Guarda Nova’ ao Jornal A GUARDA.
Este Festival da Juventude, como na JMJ Lisboa 2023, conta com a ‘Cidade da Alegria’, “com várias famílias eclesiais e as suas propostas”, e o Parque do Perdão, destinado à reconciliação (confissão). Do programa também faz parte a “belíssima vigília de oração”, no sábado à noite (21.30 horas). No Domingo, durante a manhã acontecem os Encontros (catequeses) Rise Up, pela cidade de Lisboa (9.30 horas) e ao início da tarde é celebrada a Missa de Envio (14.00 horas), na Pala do Pavilhão de Portugal.
O Patriarca de Lisboa, D. Rui Valério, disse que ‘Rejoice’ vai ser um encontro anual e itinerante pelas dioceses portuguesas.