Iniciativa decorre de 21 a 30 de Outubro
A Igreja Católica vai celebrar, de 21 a 30 de Outubro, a Semana Nacional de Educação Cristã 2016, que tem como tema “Educar – propor caminho para uma vida plena”.
“A educação integral é essencial para promover o desenvolvimento harmonioso das pessoas e para alicerçar a justiça, a paz e o bem-estar das sociedades. Portanto, é pela educação que podemos preparar um futuro com esperança”, escreve a Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé.
Na nota pastoral “Educar – propor caminho para uma vida plena”, o organismo sublinha que educar é “uma tarefa gratificante sem deixar de ser complexa e árdua”.
O documento publicado no âmbito da Semana Nacional da Educação Cristã apresenta quatro pontos essenciais.
No primeiro “Educar é pôr a caminho”, os prelados começam por assinalar que “educar é conduzir no caminho do bem e da verdade” e não tendo apenas o propósito de “atingir uma determinada etapa ou patamar” é dinâmica, é aprender a caminhar, a progredir, “a crescer continuamente para a plenitude”.
“Educar é propor referências” é o segundo item e a Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé considera que uma das lacunas da educação é a “ausência de referências que permitam o discernimento entre a rectidão e os desvios, entre o bem e o mal”.
A educação cristã “tem necessariamente uma dimensão comunitária”, por isso, o terceiro ponto essencial destaca que “educar é promover a fraternidade e a comunidade”, o diálogo e a integração.
O quarto ponto refere que “educar é formar agentes de mudança e de transformação social”, incentivar a sonhar um mundo novo, “mais justo e fraterno, e a entregar-se, corajosamente, ao serviço deste sonho”.