Homenagem a D. João Marcos

D. João Marcos, administrador apostólico da diocese de Beja, desde Março deste ano, vai ser homenageado no dia 24 de Junho, em Beja. A homenagem começa com a Eucaristia, às 18.30 horas, na Igreja do Carmo, a que se seguirá o jantar no salão paroquial.

D. João Marcos é natural de Monteperobolso, concelho de Almeida, Diocese da Guarda. Frequentou os seminários do Patriarcado de Lisboa, sendo ordenado sacerdote a 23 de junho de 1974 por D. António Ribeiro.

Nomeado bispo coadjutor de Beja a 10 de outubro de 2014, D. João Marcos substituiu no cargo D. António Vitalino Dantas.

Além do curso teológico no Instituto Superior de Estudos Teológicos do Patriarcado, frequentou o curso de pintura na Escola Superior de Belas Artes de Lisboa, hoje Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa.

Pároco entre 1974 e 2002 e membro do Conselho Pastoral do Patriarcado de Lisboa a partir de 2001, foi nomeado cónego da Sé de Lisboa em 2003; fez várias experiências de itinerância como membro do Caminho Neocatecumenal, nomeadamente em Évora (1981-1983), em Dublin (1984) e em Porto Velho, Manaus e Belém do Pará (Brasil, 1985).

Os temas da formação sacerdotal e da representação iconográfica da Liturgia da Bíblia preenchem as principais publicações da autoria de D. João Marcos.

Em Março de 2024, o Papa Francisco aceitou a renúncia apresentada por D. João Marcos ao cargo de Bispo de Beja, nomeando como novo bispo da diocese D. Fernando Paiva, do clero de Setúbal.

Notícias Relacionadas