Vaticano
A edição do mês de Agosto da revista National Geographic é sobre o Papa Francisco, publicando fotografias de Dave Yoder, que acompanhou o Papa durante seis meses.
De acordo com a Rádio Vaticana, a National Geographic faz uma grande reportagem com o Papa Francisco e publica com a revista o livro “Pope Francis and the New Vatican”, escrito por Robert Draper.
O fotógrafo da National Geographic Dave Yoder acompanhou durante seis meses o Papa Francisco no Vaticano e em Roma e Robert Draper recolheu informações sobre o antigo cardeal de Buenos Aires durante um mês no ambiente do Vaticano e três semanas na Argentina.
A reportagem que tem por título “O Papa mudará o Vaticano ou o Vaticano mudará o Papa?”, adianta a Rádio Vaticana, apresenta como prioridade do pontificado de Francisco os pobres e a reforma da Cúria.
Dave Yoder disse estar “impressionado com o entusiasmo de Francisco ao interagir com as pessoas comuns”.
Recorde-se que, em 2013, o Papa Francisco foi a escolha da ‘Time’ para “pessoa do ano”.
“É raro que um novo actor da cena mundial suscite tanta atenção tão rapidamente – de novos e velhos, crentes e cépticos”, explicou, na altura, a chefe de redacção, Nancy Gibbs.”Em nove meses, colocou-se no centro dos mais importantes debates do nosso tempo: sobre riqueza e pobreza, equidade e justiça, transparência, modernidade, globalização, o papel das mulheres, a natureza do casamento, as tentações do poder”, acrescentou.
O argentino Jorge Bergoglio, de 77 anos, foi eleito em Março chefe da Igreja Católica, depois da renúncia do Papa Bento XVI. A revista diz que Francisco é o “Papa do povo”.
A imagem da capa da Time é do artista Jason Seiler, de Chicago, que estudou pintura a óleo mas que agora recorre às novas tecnologias para pintar, usando um dispositivo LCD de 21 polegadas. A imagem do Papa, usado na primeira página da revista, demorou mais de 70 horas a fazer.