JMJ Lisboa 2023
A cidade da Guarda e o alto da Torre, na Serra da Estrela, são os lugares onde vão decorrer os momentos mais emblemáticos dos “Dias nas Diocese”, na Diocese da Guarda. Mais de setecentos jovens, provenientes da França, México, Estados Unidos da América, Colômbia, Equador, Guiné, Holanda, Polónia e Alemanha e Moçambique, serão recebidos em clima de festa, no Parque Municipal da Guarda, no dia 26 de Julho.
Nesse dia o programa prevê momentos de convívio, música, oração e uma caminhada entre o Parque Municipal e a Sé, através das ruas da cidade.
A Festa de Acolhimento, preparado pela COA- Comité organizador Arciprestal Guarda/Manteigas, terá o momento central com a celebração da missa, presidida pelo Bispo da Guarda, D. Manuel Felício. Antes da partida para os diversos arciprestados da Diocese e da entrega às famílias, os autarcas da região também terão oportunidade de saudar os peregrinos.
Os “Dias nas Dioceses”, um encontro que antecede a semana da JMJ Lisboa 2023 e consiste na integração dos jovens vindos de todo o mundo nas comunidades paroquiais, têm uma dinâmica própria preparada pelos respectivos arciprestados. Os peregrinos que são acolhidos na Guarda, terão oportunidade de conhecer a cidade (dia 27), os Passadiços do Mondego, Quinta da Taberna e Videmonte (dia 28), Vale de Estrela, Famalicão, Valhelhas e Manteigas (dia 29).
O dia 30 de Julho, domingo, será dedicado à “FÉsta das Nações”, na zona da Torre, na Serra da Estrela. O COD – Comité Organizador Diocesano vai juntar, no ponto mais alto de Portugal Continental, peregrinos e famílias de acolhimento.
Este encontro contempla as actuações dos grupos de peregrinos, bem como um concerto com a Banda Jota.
Ao longo dos “Dias nas Dioceses” os participantes terão oportunidade de conhecer melhor a região que os acolhe, bem como a Igreja local e as suas especificidades.