D. Joaquim Dionísio é ordenado Bispo, este Domingo, na Sé de Lamego

Igreja | Lamego

A ordenação episcopal de D. Joaquim Dionísio, nomeado pelo Papa Francisco como bispo auxiliar da Diocese do Porto, vai ser celebrada este domingo, dia 16 de Julho, na Catedral de Lamego, às 16.00 horas.
D. Joaquim Dionísio foi pároco, capelão de comunidades de língua portuguesa na Alemanha e na França, reitor do Seminário Maior de Lamego, director do Semanário Diocesano ‘Voz de Lamego’, director da Comissão Diocesana das Vocações e Ministérios, presidente da Direcção do Centro Diocesano de Promoção Social e director da sua Escola Profissional, director do Centro de Estudos “Fé e Cultura” para a formação dos agentes de pastoral e membro de vários Conselhos Diocesanos, sendo actualmente reitor do Santuário da Lapa e pároco. Tem o mestrado em Teologia Dogmática pelo ‘Institut Catholique’ de Paris.
D. Joaquim Proença Dionísio, de 54 anos, foi nomeado, no dia 26 de Maio, com o título simbólico de Parténia, diocese histórica na actual Argélia – título anteriormente atribuído a D. Jacques Gaillot, falecido a 12 de Abril deste ano.
“O meu olhar volta-se agora para a grande Diocese do Porto, para onde o Senhor me envia. Na pessoa do seu bispo, D. Manuel Linda, a quem agradeço a confiança e o acolhimento, saúdo todos os que vivem nesse vasto território, pleno de vida e marcado pela fé, manifestando-lhe total disponibilidade e lealdade para com ele colaborar no serviço ao Povo de Deus”, escreveu D. Joaquim Dionísio na mensagem que dirigiu à Diocese do Porto.

Notícias Relacionadas