Cuidar a Fé. – Empenhai-vos em Cuidar!

DOMINGO II DO ADVENTO

Neste segundo domingo do Advento, a Palavra de Deus, lembra-nos a atitude que devemos ter para acolher Aquele que vem ao nosso encontro. Preparar os caminhos do Senhor é cuidar todas as dimensões da realidade humana para que não haja obstáculos ou muros que impeçam o encontro de Deus com a Humanidade.
Na primeira leitura, do Livro de Isaías, a boa notícia que é proclamada, é que o “Exílio da Babilónia termina para o povo e é o momento de regresso à sua terra”, por isso é preciso anunciar, dizê-lo em alta voz, gritar com voz forte para que todos se alegrem e se preparem para a Salvação e a Paz que Deus traz para todos os que voltam ao monte santo.
Assim o apelo de Isaías para que que uma estrada seja aberta para o próprio Deus que vem, requer do Seu Povo, a atitude de reconhecimento dos caminhos traçados pelos seus antepassados que se afastaram do Senhor, para que agora, se tornem planos os caminhos e direitas as veredas e Deus esteja com o Seu Povo. O trabalho que é pedido a todos os membros do Povo é que preparem o caminho e se empenhem em cuidar das condições para que o próprio Deus, como um pastor apascente e cuide do Seu rebanho.
Na Segunda leitura São Pedro, diz-nos que o Tempo de Deus é diferente da contagem do tempo dos homens. E que por isso, o tempo que os homens agora vivem é para Deus o tempo da Paciência, porque espera que todos se possam arrepender para viver “os novos céus e a nova terra”.
Assim, Deus usa de paciência para connosco, esperando o arrependimento e a conversão, recordando-nos o apelo para que nos empenhemos em viver nos caminhos do entendimento e da paz.
Por isso, este tempo do Advento é da parte de Deus um tempo de paciência e da nossa parte mais uma oportunidade para nos prepararmos para que Deus nos encontre na Paz, cuidando uns dos outros.
O texto do evangelho deste II domingo do Advento, é o início do Evangelho de São Marcos, que ele o designa como “Evangelho de Jesus Cristo, Filho de Deus”. Assim recorda o profeta Isaías para apresentar João Batista como o Mensageiro que é o arauto que proclama: “Preparai o Caminho do Senhor”, “vai chegar depois de mim quem é mais forte do que eu”. Ora João Batista enviado como mensageiro, anuncia que está para chegar Aquele que traz a Salvação pelo Batismo no Espírito Santo e enquanto não chega, o Povo é chamado ao Batismo de Penitência para a remissão dos pecados.
Assim João, “a Voz que clama”, deixa-nos este exemplo de empenho e de cumprimento da Sua missão, no modo de cuidar aqueles que haviam de receber Aquele que estava a chegar. Por isso, este tempo do Advento, para nós, é o tempo de preparar e cuidar o nosso coração e os caminhos da nossa vida, para que Deus, em Seu filho, chegue até nós. Se não nos prepararmos e não nos cuidarmos, Deus pode vir ao nosso encontro, mas nós não Lhe damos a oportunidade de se encontrar connosco.
Como João Batista, também nós como Cristãos, anunciemos que Deus vem ao nosso encontro, que Ele está a chegar, para que os caminhos do Senhor preparados na Humanidade, possibilitem a renovação e a conversão de todos e cada um de nós no esforço preparatório de acolhimento da Salvação.
Assim a Fé fortalece-se com o esforço de cuidar e preparar o encontro, desejado por Deus com cada um de nós, no presente de cada tempo e no ser de cada Homem.

Notícias Relacionadas